Pages

quarta-feira, 19 de março de 2014

Bate papo com o ator Rhommel Bezerra


Nesta terça-feira, dia 18, foi encenada no auditório da Prefeitura de União dos Palmares, a peça teatral Ela x Ele na Cidade Sem Fim. O espetáculo é inspirado em obras de Machado de Assis e tem na dramaturgia e direção o ator palmarino Rhommel Bezerra e a participação da atriz Janine Fritzen.

A peça aborda a violência contra a mulher e tem o objetivo de informar e conscientizar o público que a violência contra a mulher é crime e por esse motivo o espetáculo está sendo apresentado em escolas públicas do Rio de Janeiro. 

Segundo Rhommel Bezerra, a peça sempre participou de projetos sociais e é a primeira vez que participa comercialmente. Ele observou que ficou feliz com a participação dos presentes que estavam bem concentrados.

Rhommel Bezerra, que escreveu o espetáculo em 2012, comentou: "A peça é forte e tem um cunho social, eu tenho o cuidado que esse tipo de peça saia em temporada popular ou em circuito menores. Ela é didática, informativa e não tem como seguir em turnê grande e com preço que não seja acessível", disse.

Sobre trabalhos na TV, o ator disse que sua casa é o teatro: “Quando saí de União eu tinha um convite para fazer televisão e quando vi o trabalho, não era o que eu esperava;  eu não seria visto como eu esperava, não ganharia o suficiente para o meu sustento, então fui produzir, escrever, atuar e dirigir; não recusaria convites, mas estou bem agora”, explicou. 

Formado em Artes Cênicas e Letras, o ator está em turnê com outra peça, Comum de Dois, e fora tudo isso ainda está dando oficina de roteiro, "por ser hiperativo, a minha vida inteira eu fiz muita coisa ao mesmo tempo", destaca. 

Há quatro anos morando fora de União, o ator e diretor diz que hoje sente orgulho de ser palmarino: “Eu levo o nome e a cultura da cidade para outros lugares. Sempre faço questão de trazer meus trabalhos para Alagoas para União". 

O diretor do Grupo Itinerante acrescentou que quer trazer a cultura para seu povo, que lhe ensinou tudo que sabe hoje: “União é meu berço, fora que minha família e amigos moram aqui", finaliza.

Fora Rhommel Bezerra, Janine Fritzen e André Jotha o ator Bruno Ahmed, que participou da segunda fase da novela Em Família, esteve também em União dos Palmares.

Mais fotos AQUI

Hoje é dia do carpinteiro/marceneiro


Fui almoçar na casa do amigo Sérgio Rogério, no bairro Roberto Correia de Araújo nesse domingo 22. E entre as conversas com os demais amigos pude observar alguns móveis espalhados na área de trabalho do marceneiro José Francisco da Silva, pai de Sérgio.

Natural da cidade de Água Preta, Pernambuco, seu Zezinho disse no nosso encontro que antes de começar na profissão de marceneiro passou por outros trabalhos. Ele já foi cobrador e metalúrgico. Só então em 1983, aos 31 anos, é que ele começou como marceneiro na Usina Laginha.

Na Laginha trabalhou por 16 anos e tinha casa cedida pela empresa na Cohab Velha. Quando resolveu comprar sua própria casa no Robertão ouviu dos amigos conselhos para não deixar a casa, já que eles eram os donos das residências. No novo lar, que é bem maior, ele tem um local para fazer as encomendas que recebe dos clientes.

Seu Zezinho disse que fica muito triste com as queixas dos antigos companheiros de trabalho na Usina Laginha, que estão há quatro meses sem receber os salários. O fechamento da usina é uma preocupação para a cidade, que não tem pólos de trabalhos. Seu Zezinho lembra que o fechamento do Engenho Santa Terezinha, em Pernambuco, fez com que muitas cidades na região sofressem com a falência da empresa.

O profissional diz que muitos confundem a sua profissão com a do carpinteiro. De acordo com seu José, os dois fazem móveis, mas o marceneiro é quem faz os acabamentos, a parte mais "fina" do trabalho, já os carpinteiros fazem a parte "bruta" e podem trabalhar na construção civil fazendo cobertas e outros serviços.

Casado com Nil Maria Oliveira e pai de três filhos, entre eles o candidato a vereador Sérgio Rogério, quando questionado sobre o candidatura do filho diz "Faz tempo que ele é envolvido com política e movimentos sociais. Vejo que ele quer o melhor para a cidade", e acrescenta que onde puder ajudá-lo irá fazer. 

No final da conversa ficou a impressão de que seu José é um homem simples, realizado com o trabalho e a família.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Hoje é Dia de São José

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos