Pages

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tribo do skate reivindica praça para a prática do esporte


A cada domingo jovens de idades variadas se concentram na Praça Basiliano Sarmento pelo prazer de praticar um esporte pouco difundido em União dos Palmares, mas que a cada encontro o número de adeptos dessa modalidade vem aumentando no município.

Segundo o funcionário público Ericklys Bento, "há muito tempo a galera se reúne para praticar o skate; antes era em qualquer rua de União, nos quintais de nossas casa, como o grupo está aumentando aos poucos preferimos nos reunir na Praça Basiliano Sarmento".

Aos 34 anos, Ericklys Bento disse que o esporte não tem idade: "Minha filha Maria Fernanda, que vai completar cinco anos, não pode me ver saído com o skate, que já vai pegando o dela e seu material de segurança", diz.

Mas, segundo os praticantes da modalidade, o que a turma quer é uma praça adequada para que a tribo possa se aperfeiçoar e quem sabe futuramente não teremos representantes da cidade nos campeonatos brasileiros e mundiais. 

"Já conversamos com o Kleber Marques, secretário de Esporte, e ele ficou de nos acompanhar na reunião que teremos com o prefeito Beto Baía", diz Zeca, um dos mais antigos praticantes de skate.

Outro esportista diz: "Sugerimos a Praça da Cohab Nova, que está abandonada, levamos até uma planta para Francisco Viana, que trabalha na prefeitura com a área de planejamentos; na reunião que teremos com o prefeito iremos explica mas detalhes". 

União dos Palmares, como muitas cidades do interior de Alagoas, tem poucas opções de lazer para os adolescentes e jovens. Essa iniciativa da construção da praça pode tirar muitos das nossas crianças do mundo do crime e das drogas. Fora isso, sabemos que o esporte tira os jovens da ociosidade e contribui com a socialização.      

No local, moradores e visitantes prestigiam os jovens e incentivam os pequenos a pegarem carona com os mais velhos: é comum presenciar quem já pratica o esporte ensinando os novatos. A praça aos poucos fica repleta de amigos e quem não pratica skate toca violão, canta músicas alternativas, namora, aplaude todo numa harmonia completa. 


Leia mais:
+ Conheça outras modalidades esportivas praticadas em União dos Palmares
+ Palmarinas praticam Jiu-Jitsu para manter o CORPÃO 
+ Programa Mesa Z Recebeu Atletas Palmarinos

Siga-me no Twitter