Pages

domingo, 12 de agosto de 2012

Associações de estudantes de reunem pela primeira vez no Programa Mesa Z

Ontem comemoramos o dia do estudante e o Programa Mesa Z Cidadania reuniou as duas associações de estudantes de União dos Palmares, a União Municipal dos Estudantes Secundarista (UMES) e a Associação dos Estudantes de União dos Palmares (AMES). Pela primeira vez juntas os membros das associações discurtiram sobre a classe estudantil e se comprometeram em breve fazer uma reunião para firmar parceria.

O presidente da UMES, Edvar Souza Neto, veio acompanhado de Djalma Rosendo (cultura), Carlos da Umes (comunicação) e Cláudio Caique (tesouraria). Edvar Neto disse no programa que a nova equipe está à vontade em fazer uma associação forte e unida e vem recebendo dos alunos encentivos onde muitos perguntam como podem participar da categoria.

Segundo Edvar é natural que a UMES tenha sua imagem associada com o governo municipal de União, já que antigos presidentes eram funcionários da prefeitura e que muitos por acreditar no governo, trabalharam em eleições para campanhas de prefeito e vereadores. Neto salientou ainda que vem tentando fazer outras parcerias e que recentemente não quiz fazer a festa dos estudantes com o a Secretaria de Infância e Juventude para não haver comentários maldosos.

No decorrer do programa os demais membros falaram sobre os grêmios que vêm acontecendo nas escolas, a carterinha estudantil e o papel da Assossiação que não é apenas fazer show e etc.

Igor Monteiro iniciou o debate dizendo "que o carro chefe da AMES, é ter a gratuidade nos ônibus para os estudantes que fazem cursos fora da cidade". Igor que veio acompanhado de João Paulo (vice-presidente), Herinque Santos (secr. de mobilização), Danilo Nobre (tesoureiro), João Igor (1º secretario), Wellington Wicca, Suzeane Cavalcante e Jailton Cavalcante (antiga diretoria do AMES).

Segundo Igor Monteiro a nova diretoria da AMES pretende fazer reuniões com candidatos a prefeito e vereadores sobre a possibilidade da gratuidade para os ônibus que vão para Murici e Maceió. Ainda s
egundo o grupo, os membros não se limitam a falar apenas da gratuidade dos ônibus e que posteriomente as propostas serão colocadas no blog da AMES. Na entrevista de duas horas todos deram suas opiniões e contribuiram com o debate.

As reuniões dos membros da AMES acontecem todos os sábados na UNEAL.


Fotos Jessica Albuquerque


Proxímo sábado dia 18, o entrevistado do Mesa Z é o cantor e compositor Gustavo Gomes, abaixo a música Ponto do Colibri, em homenagem a Serra da Barriga.

Governador, Teotônio Vilela Filho, diz a tua polícia que nem todo preto é o potencial suspeito. Por Arisia Barros


A capoeirista Ninja e o Sociólogo Carlos Martins no auditório da prefeitura de União.

Governador, o sociólogo, Carlos Martins, homenageado, em maio deste ano, com a Comenda Zumbi dos Palmares, na Câmara de Vereadores e significativo representante do movimento negro em Alagoas passou por uma situação vexatória, dessas que abalam a auto-estima e deixa um gosto acre na boca.

Governador, o militante Carlos Martins, um preto de respeito, foi hostilizado pelo poder que hoje o senhor representa, devido a um “erro” na operação tática da tua polícia.
Helicópteros, homens armados até os dentes humilharam um cidadão dentro do seu próprio lar. Uma verdadeira operação de guerra! Agressões morais são, em muitos momentos, bem piores do que as aplicadas no corpo. Não sei se Vossa Excelência sabe disso. Sabe?

Já chorei muito, depois disso - me diz um homenzarrão que encontrou a violência- montada em uma desastrosa operação policial- quando a tua polícia, Excelência, arrombou o portão da casa do sociólogo Carlos Martins para que o terror fosse instalado. O estado que Vossa Excelência representa, invadiu o lar do sociólogo, Carlos Martins e retirou de lá o que se tinha de mais valioso- a paz de espirito.

-Tive medo de morrer, achei que fossem bandidos - enfatiza Martins, o sociólogo preto que merece o devido respeito do poder que Vossa Excelência representa..
Mojubá!- diriam nossos ancestrais negros. A casa do sociólogo, Carlos Martins foi violada pelo estado que deveria protegê-la.

E quem reparará o efeito altamente danoso que se incorporou ao espirito do cidadão e o constrangimento- desconfiança provocado na vizinhança? Um mero pedido de desculpas de um delegado? Meu amigo, Carlos Martins, um preto de respeito, foi algemado e posto no chão reacendendo o fantasma vivo do racismo estrutural que viola os direitos fundamentais da população negra. O tal bandido era loiro dos olhos azuis- afirmou em depoimento o segurança da faculdade onde se deu o roubo.

Invadiram a casa de um cidadão preto a procura de um bandido loiro dos olhos azuis. Puseram-lhe, com a brutalidade e autoritarismo da “boa fé” do estado, algemas nos pulsos que ainda, hoje, massacram nossa história em busca da liberdade de ser pessoa.

Na terra de Zumbi dos Palmares, o berço da mais longa resistência negra um preto de respeito foi humilhado, confundido com um bandido loiro de olhos azuis, e qual será a resposta deste poder que Vossa Excelência representa? É preciso que, de imediato, haja uma retratação na imprensa, a tal da contra-prova para que a sociedade e principalmente para o entorno da residência do cidadão, que teve seu lar violado pelo estado que deveria protegê-lo, saiba que cometeram um erro e expuseram a imagem moral de um cidadão preto, que merece respeito.

Precisa avisar a tua polícia, Excelência, que o inimigo nem sempre é o preto, ou a população pobre, que marginalizada vive a mercê do poder que muitas vezes resulta perverso.
Governador, Teotônio Vilela Filho, diz a tua polícia que nem todo preto é o potencial suspeito.

E diante do ocorrido fazemos uma pergunta: Qual a atitude que o Excelentíssimo tomará para obstaculizar a ocorrência de outros fatos semelhantes? Essa pergunta merece resposta.
Vossa Excelência responde?

Blog Raizes da África
Entenda o caso, click AQUI