Pages

sábado, 24 de outubro de 2015

Operação do BPA em União dos Palmares apreende dezenas de animais silvestres

Responsável direto pelo policiamento ambiental nos 102 municípios alagoanos, o BPA realizou nesta quinta-feira (22), uma grande operação na cidade de União dos Palmares, distante cerca 80 quilômetros da capital Maceió, para combater várias irregularidades ambientais na região.

A principal atividade ilegal que contraria a Lei 9.605/98 observada pelos policiais na cidade, foi a criação de animais silvestres em cativeiro sem a licença dos órgãos competentes. Dezenas de pássaros de espécies variadas e algumas delas em risco de extinção como o trinca-ferro, graúnas, sofreu, sabiás, galos de campinas, sanhaçus, além de mamíferos como o quati, foram apreendidos e entregues ao IBAMA.

Um empresário da cidade chegou a ser conduzido a 3ª Delegacia Regional, onde foi lavrado um TCO em desfavor do mesmo por manter animais silvestres em cativeiro e maus tratos.

De acordo com o Capitão Viana, supervisor do Batalhão Ambiental, a operação terá sequência até o final do mês, devendo se estender ainda para o agreste e sertão alagoano.

Fonte: Marechal Notícias

Eduardo Pedrosa é empossado prefeito de União

O município de União dos Palmares já tem um novo prefeito. Depois do afastamento do prefeito Beto Baía por decisão judicial, motivada por denúncias de desvio de recursos, o vice-prefeito Eduardo Pedrosa, foi empossado no cargo em solenidade na Câmara de Vereadores, na noite desta sexta, 23. Beto Baía foi afastado pela Justiça a pedido do Ministério Público que investiga superfaturamento em alugueis de veículos e pagamento de transporte escolar.

Na cerimônia, Eduardo Pedrosa – irmão do ex-prefeito José Pedrosa, falecido em julho de 2008 – pediu ajuda da sociedade para ‘para fazer um trabalho em conjunto’. “Com esse trabalho e essa união que União está precisando, tenho certeza que pode ser um marco na nossa cidade. Sou gente humilde e amigo dos pobres, vamos organizar as coisas e com fé em Deus, em nossa Santa Maria Madalena e em nosso Padre Cicero União terá dias melhores”, disse Pedrosa.

De acordo com determinação da Justiça, o prefeito deve ficar afastado por pelo menos seis meses. Beto Baía, porém, já anunciou que vai recorrer da decisão. Segundo o Ministério Público de Alagoas, o gestor está envolvido em um esquema de fraude à licitação que gerou um prejuízo de R$ 9.432.553,74 aos cofres públicos. A decisão foi do juiz Yulli Roter. Outras quatro pessoas, além de duas empresas, também são alvo das acusações do MP.

Na liminar, o juiz também deferiu a indisponibilidade dos bens e o afastamento do sigilo fiscal do gestor e dos demais envolvidos no processo. Na cerimônia de posse, o novo prefeito de União dos Palmares, Eduardo Pedrosa, chegou acompanhado da esposa Gilvanir Paulino e do deputado estadual Francisco Tenório, sua mãe Lourdes Pedrosa e toda a família. Na Câmara de Vereadores e nas ruas próximas, a população aguardava a chegada de Eduardo Pedrosa.

Todos os vereadores fizeram uso da palavra, além do advogado Eduardo Praxedes, os ex-vereadores Julinho Paulino, Edvan Correia, entre outras lideranças locais.