Pages

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

É hoje... De volta a Angola Janga

Em 1694 foi exterminado o Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência do mundo, que se localizava onde hoje são terras palmarinas. À época o quilombo era temido e odiado pelos senhores de engenho e pela Coroa Portuguesa, isso porque era lá (aqui) que se concentravam os negros, índios e brancos refugiados dos cativeiros e senzalas, fugidos dos açoites e pelourinhos espalhados pelos engenhos brasileiros. A República dos Palmares chegou a reunir mais de 20 mil quilombolas e era essa UNIÃO que fazia com que a Coroa ficasse cada vez mais preocupada. 
 
No quilombo as pessoas, os serem humanos, que lá viviam, e não mais sobreviviam, eram felizes, dançavam, cantavam, cultuavam divindades sem represálias. Com um forte arsenal e homens vindos dos mais extremos locais do Brasil, conseguiram acabar com a maior representação popular de todos os tempos, em 06 de fevereiro daquele ano.
 
Hoje, 321 anos depois, nos reuniremos mais uma vez, como fazemos há 4 anos, para celebrar, não comemorar, mais sim celebrar por aqueles e aquelas que iniciaram a luta que até hoje é necessária, pois o preconceito, a discriminação, a segregação dos negros e negras ainda é presente e forte nos vários cantos do país e inclusive aqui, onde outrora, já foi o palco da luta, da resistência e da ternura de um povo que queria apenas ser livre e saborear a condição de seres humanos.
 
Alguém pode se perguntar: por que realizar o ato, respondemos que é porque ainda hoje são os negros os mais empobrecidos, ainda hoje são os negros quem mais morrem assassinados, ainda hoje são os negros os mais discriminados etc. Há 5 anos o Estado de Alagoas amarga a marca de ser o Estado mais violento da nação e União dos Palmares, contribuiu e contribui para aumentar essas estatísticas.
 
Por isso estamos De Volta a Angola Janga, na tentativa de fazer desta cidade cada vez mais o nosso lar, a nossa casa, o local da alegria. Vamos nesta noite de 5 de fevereiro de 2015 vivenciar esse momento que adentrará  a madrugada do dia 06. A saída dos transportes será às 21h da praça da prefeitura.

Axé
Sérgio Rogério.