Pages

domingo, 12 de outubro de 2014

O lado bom e o lado ruim de ser professor

 As Vantagens de ser Professor

Geralmente quando uma pessoa diz que escolheu a carreira de professor, as demais pessoas costumam questionar sobre a escolha, afinal ao longo dos anos a profissão foi perdendo o prestígio e sendo desvalorizada gradualmente. E a partir de agora tentaremos entender o que aconteceu com a profissão e se ainda é vantajoso ser professor em nosso país.

Objetivo da Profissão

Quem é professor e realmente e ama e faz o melhor que pode enquanto atua, certamente tem um reconhecimento muito grande, pois além de contribuir e construir o conhecimento com o aluno tem a oportunidade de transmitir bons ensinamentos e contribuir para a formação de cidadão de bem, o que costuma ser muito prazeroso. O reconhecimento de um bom professor nem sempre é imediato, mas ao longo da carreira ele acaba colhendo frutos que fazem com que a profissão, mesmo em meio a tantos problemas, valha a pena.

Na realidade, ao escolher uma carreira, o indivíduo deve estar atento sim aos benefícios que ela traz, mas é fundamental que ele tenha uma paixão pela função, afinal ficar anos e anos dentro do mesmo ramo não é nada fácil. Portanto, tentamos apontar alguns itens que comprovam que ser professor ainda pode ser algo vantajoso, confira.

Oportunidades


A carreira de professor oferece muitas oportunidades, afinal o profissional pode atuar na rede pública, na rede partículas, pode trabalhar em empresas privadas, dar aulas particulares, etc. Um bom professor raramente fica desempregado, pois pode prestar um concurso público, adentrar na rede publica e/ou municipal por meio de processo seletivo, pode ser contratado por uma escola particular por meio de testes e/ou entrevistas, ou seja, as oportunidades costumam não faltar, o que proporciona um pouco mais de estabilidade ao profissional.

Plano de Carreira


O professor que costuma investir na carreira e está sempre disposto a aprender mais costuma ser muito beneficiado, afinal as redes de ensino costumam valorizar e aumentar os salários dos professores que se aprimoram fazendo um curso de pós-graduação, mestrado e até o doutorado. Além disso, algumas redes, como a pública, costumam oferecer cursos de excelente qualidade aos professores que têm interesse em crescer na profissão, o que nem sempre acontece nas demais carreiras.
  
Horários Flexíveis


A profissão de professor é uma das únicas que permite que o profissional tenha o direito de escolher seus horários, afinal ele, geralmente, escolhe os dias e horários em que irá trabalhar, já que as escolas costumam ser flexíveis e tentam montar horários que beneficiem o profissional. Portanto, o profissional pode ter um tempo livre para fazer cursos, preparar suas aulas, enfim, costuma ter a opção de ter um pouco mais de tempo que os demais profissionais.

Férias e Feriados


Apesar de trabalhar bastante e ter muitas responsabilidades ao longo do ano, os professores costumam ter férias bem prolongadas e acabam se beneficiando com atividades diferenciadas, pontos facultativos, feriados prolongados, entre outros momentos de descanso. Para que se tenha uma ideia, um professor da rede municipal, por exemplo, costuma ter quase 2 meses de férias no final do ano, além de se beneficiar com o recesso, que costuma acontecer no mês de julho e proporciona, em média, duas semanas de descanso.

As Desvantagens em ser Professor?

Mesmo que a profissão tenha algumas vantagens, é notável que ser um professor não é tão simples assim, não é verdade? Afinal, a carreira atravessa muitos obstáculos, que, em alguns casos, acaba fazendo com que alguns professores cheguem até a desistir da carreira. A partir de agora saiba os pontos que fazem com que a carreira de professor nem sempre seja vantajosa.

Salário Baixo


Uma das queixas da maioria dos professores está relacionada ao salário, afinal a profissão é considerada uma das mais mal pagas do mundo, o que era bem diferente no passado, quando a carreira de um professor era valorizada socialmente e financeiramente. Apesar de a carreira exigir investimento em cursos, muito estudo e desgaste, o salário dos professores na maioria do país é bem precário, podendo chegar bem perto do salário mínimo, o que é um absurdo, pois o professor antes de exercer a profissão fez um grande investimento no curso de graduação. Além disso, o profissional necessita de investimentos em material para estudo, transporte, entre outros itens, que garantem condições básicas para que o profissional atue com dignidade.
  
Atividade Extra


Apesar de termos mencionado a flexibilidade do horário como uma das vantagens da profissão, o professor enfrenta desafios muito grandes, afinal por ter que trabalhar bastante pata ganhar um salário razoável, a maioria dos profissionais da área costuma não ter muito tempo extra, o que é um problema, já que ele acaba levando para casa muitas atividades, precisa preparar provas e aulas. Com tantas atividades extras, alguns profissionais acabam não cumprindo com as obrigações, o que afeta, negativamente, a qualidade do ensino. Portanto, condições mais dignas de trabalho poderiam diminuir a carga de atividades e influenciar de forma muito positiva a qualidade do ensino no mundo. A carreira de um professor não é nada fácil, mas se levarmos em conta o papel que esse profissional exerce na sociedade, veremos a importância de valorizarmos essa profissão.

Falta de Respeito e Violência


Talvez esse seja o principal ponto que faça com que muita gente não opte pela carreira de professor, afinal constantemente ouvimos relatos de profissionais que sofrem com agressões verbais e até físicas de alunos que, por motivos irrelevantes, deixaram os limites e o respeito totalmente de lado e se mostraram contra aquele que luta por um país melhor. A violência, principalmente nas grandes cidades, tem feito com que alguns profissionais tenham medo de repreender seus alunos, se afastem da sala de aula por problemas psíquicos ou, como já mencionamos, cheguem ao ponto de até desistir da profissão.

Fonte: Toca da Cotia

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos