Pages

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Alunos da Escola Antonio Gomes visitaram Ong União Ambiental nos Terrenos

 Edjane Melo, Mary de Souza, Paula Marinho, José Marcelo e Álvaro Messias.

 
Na tarde desta quarta, 14, um grupo de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, estiveram visitando a ONG União Ambiental, localizada no Bairro Roberto Correia de Araújo.

Alunos e professores foram recepcionados pelos ambientalistas Álvaro Messias, Paula Marinho e Mary de Souza, integrantes da equipe que coordena esta Ong que vem desenvolvendo ações para preservar o meio ambiente na cidade e nos municípios vizinhos como Branquinha, onde foram doadas 50 mudas da mata atlântica para que alunados e professores da Escola Estadual Juvenal Lopes de Omena, inseriram as mudas na mata ciliar. Do mesmo modo, em União dos Palmares, a Uneal e outros parceiros também realizam atividades às margens do Rio Mundaú, em frente ao Hospital São Vicente de Paulo entre outros espaços públicos.

A visita in loco proporcionou aos educandos da Antonio Gomes ampliar seus conhecimentos, uma vez que muitos trabalham com seus pais na agricultura familiar. além disso, o colégio desenvolve o Projeto Abastecimento de Água Potável, Direito de Todos, segundo a coordenadora Cleonice da Silva “O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e o Poder Público para melhoria no abastecimento de água potável no distrito de Rocha Cavalcante” e concluiu “Uma das ações é apontar as interferências que o homem pode fazer na natureza a partir da realidade socioambiental, onde contamos com o apoio da Sala verde, SAAE, Secretaria de Meio Ambiente de União, Braskem e IMA”.

Nesta aula de campo puderam visitar três viveiros, onde aprenderam o funcionamento de plantas ali cultivadas, de manusear ferramentas, mudas, como plantar e pintar pneus utilizados como recipientes para receber mudas.

Dinâmico, Álvaro Messias, conduziu o grupo nas tarefas propostas com o apoio da direção, ao tempo alertava aos alunos a procurar boas instituições, como o IFAL Instituto Federal de Alagoas, cujo é parceria da Ong onde os acadêmicos podem estagiar e colaborar com as atuações feitas pela equipe.

A professora Edjane de Melo ressalta que é muito importante esse tipo de ensinamento para os alunos, pois, os mesmos podem interagir e ter maior assimilação desse conhecimento. “Os adolescentes prestam mais atenção a um momento como esse, é diferente e será algo que vão lembrar para sempre”.

Queremos agradecer, em nome da diretora Sandra Viera e alunos, a acolhida dos ambientalistas da Ong União Ambiental onde nossos alunos amaram o estudo de meio realizado.