Pages

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abrigo II Sofre Com Lixo e Fedentina



Quem visita os moradores do Abrigo II, localizado na entrada da cidade, tem ao chegar uma péssima visão do local. O lixo e a fedentina tomam conta do lugar.

Nesse mês, maio, completou 11 meses da enchente que vitimou milhares de pessoas em Alagoas e Pernambuco. Essa foi a terceira vez que estive no local e, infelizmente, pude constatar o quanto é penosa a situação dos moradores das antigas ruas da Ponte e Jatobá.

A falta de infraestrutura do lugar é a maior reclamação dos desabrigados, visto que o local não tem banheiros e chuveiros adequados para a população. O que se tem no momento são banheiros coletivos. Quem os utiliza é visto pelos demais moradores do abrigo. A falta de estrutura quando somada a falta de educação de alguns abrigados têm mantido a desorganização no local. É lixo espalhado por todo o acampamento e nos banheiros há fezes espalhadas.

Tudo isso poderia ser melhor se as pessoas tivessem maior consciência com a limpeza e se as construções dos banheiros e lavanderias tivessem sido inauguradas. Os novos banheiros estão fechados com cadeados e as lavanderias, que não têm portas, já foram quebradas por alguns moradores.

A questão da violência no local também foi destaque nas entrevista que o professor Nivaldo Marinho fez para a Rádio Zumbi. Os entrevistados falaram que é no final de semana que a situação piora, muitos começam beber logo cedo e a noite as confusões são constantes.

Um dos vigia do Abrigo II nos informou que mesmo ligando para a polícia não intimida aqueles que gostam de fazer baderna. as brigas são constantes e muitas vezes se ouvem tiros no lugar.

Um ponto que melhorou no abrigo foi a questão das quentinhas, antes vinham de outra cidade e agora são feitas no próprio local. Os moradores são também funcionários. No total são feitas 10.000 mil quentinhas por dia, que são distribuídas para outros locais onde tem desabrigados.

3ª Semana do Meio Ambiente

Click no cartaz para ver maior

Aniversário... Quem São??

Click nas fotos para ver em tamanho maior