Pages

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Programação da Semana Jorge de Lima

Quantas indústrias chegaram em União dos Palmares com o fechamento da Usina Laginha? Por Jânio José


Essa semana os amigos Marcos Antônio, André Silva e Emerson Candido colocaram fotos e mensagens nas suas páginas do Facebook relembrando a época que trabalharam na Usina Sucroalcooleira Laginha "Lembrança da empresa que dava emprego em nosso município! Laginha Agro Industrial - Matriz" disse Marcos. André comentou "Na grande Usina Laginha que hoje não funciona mais, mas tenho fé em Deus que verei ela funcionar novamente", e para finalizar Emerson completou "Justiça será feita para vê esta majestosa voltar a lançar sua fumaça pela suas chaminés, nós acreditamos!".

Automaticamente, outros ex-funcionários começaram compartilhar e comentar sobre a antiga indústria que em sua época áurea na moagem chegava a empregar mais de 5 mil pessoas de União dos Palmares e das cidades vizinhas. Um dos comentários que chamou minha atenção foi a do músico Jânio José que dizia o seguinte: "Desejo de tantos que ela fechasse as portas, pois diziam que a mesma impedia que outras indústrias se instalassem no município. QUANTAS INDÚSTRIAS CHEGARAM AQUI JÁ!?" o Blog JMarcelo Fotos responde: nenhuma.

Há  6 anos, o industrial João Lyra fechou as portas da Usina Laginha e outras empresas e o impacto foi devastador para o município de União dos Palmares, o comércio foi quem mais sentiu a falta dessa indústria. Milhares de desempregados foram embora da cidade e até hoje muitos pais de famílias viajam para Estados como Minas Gerais ou Mato Grosso em busca de trabalho.

A venda da empresa Laginha Agroindustrial S/A ou da massa falida é uma novela que se arrasta há anos, já que a dívida do negócio sucroalcooleiro é estimada em mais de R$ 2 bilhões em valores atualizados. 

Mesmo assim, muitos palmarinos têm esperança de ver a Laginha funcionando a todo vapor abrindo vários postos de trabalho e,  com o tradicional apito às 05:00 da manhã.

Vamos ter fé em Deus.  
    

É hoje