Pages

quinta-feira, 25 de maio de 2017

MPE instaura inquérito para disciplinar festejos em União e Santana do Mundaú

Foto: www.jmarcelofotos.com

 
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) instaurou um inquérito civil público para editar regras que disciplinem a realização de festas nos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú. A portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O procedimento foi instaurado após a 1ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares receber uma representação formulada pelo 2º Batalhão da Polícia Militar solicitando apoio para regulamentação e disciplina de eventos realizados nos dois municípios.

Uma das principais queixas da PM se referia ao baixo efetivo do batalhão para realizar a segurança em eventos e que por conta da proximidade dos festejos juninos, havia a necessidade de se disciplinar tais eventos.

O inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça irá, com base na resolução 23/2007 editar regras para realizar as festas nas duas cidades, além de designar reunião com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Cada Minuto

"Antigamente tudo era diferente aqui em Rocha Cavalcante" Por Dijaiane Bernardo


Antigamente tudo era diferente. Muitas pessoas não estudavam porque trabalhavam nas roças, outras moravam longe da escola e não tinham transportes para se deslocarem, já que as carroças era o principal veiculo para carregar alimentos. 

Naquela época as coisas eram diferentes e muitos produtos eram feitos artesanalmente com o barro e madeira, não tinha celular e nem computador para falar ou mandar mensagens para parentes e amigos, a comunicação era feita por cartas enviadas pelo correio.

O Distrito de Rocha Cavalcante recebeu dois nomes antes do oficial. O primeiro foi Pedra Lascada e posteriormente Barra do Canhoto por causa do Rio Canhoto que passa à esquerda do distrito.

O nome Rocha Cavalcante foi uma homenagem ao dono da Fazenda Guanabara, por ser um dos empresários mais importante do Nordeste e um homem de muita reputação aqui no município de União dos Palmares. 

Mas com o passar dos anos o Rio Canhoto viu sua mata ciliar ser totalmente destruída e continua sofrendo com a retirada de areia. Anos atrás o rio transbordou e destruiu a maior parte das casas. Um desastre! Muitas famílias ficaram sem suas residências, móveis desceram rio abaixo numa cena horrível durante a enchente. Graças a DEUS não houve vítimas fatais.

Após a enchente as coisas começaram a mudar a partir das construções das novas moradias, um novo conjunto foi construído e ficou lindo. Nossa enorme escola está localizada nesse conjunto, o José Carrilho Pedrosa. Vejo melhoria no ensino com os professores incentivando o aluno em suas respectivas matérias. Com isso a educação está melhor a cada dia. 

Outro serviço que funciona aqui é a coleta do lixo que passa três vezes por semana diminuindo a sujeira nas ruas.

Temos tranquilidade aqui na barra. Só que às vezes vem uma onda de assaltos que aterroriza a população. No entanto, nos últimos meses o policiamento tem contribuído e os roubos vêm diminuindo.  

Um problema sério aqui é a falta de oportunidade para trabalhar. Algumas pessoas viajam para outros estados em busca de emprego para recomeçarem nova vida com suas famílias deixando saudades para os parentes.