Pages

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

De Volta à Angola Janga lembra os 320 anos da destruição do Quilombo dos Palmares

Com o tema: 320 anos da Derrubada do Quilombo dos Palmares, 320 anos de Resistência, a secretaria de Cultura de União dos Palmares em parceria com a Fundação Cultural Palmares e Grupos Culturais do município realizarão nos dias 05 e 06 de fevereiro a terceira edição do projeto, que tem como o objetivo homenagear todos os quilombolas, que lutaram e fizeram o Quilombo dos Palmares.

A secretária de Cultura, Genisete Sarmento, que é a idealizadora do projeto, nascido quando ela era representante da Fundação Palmares no Estado, lembra que o dia 06 de fevereiro de 1694 foi o dia da última batalha do Quilombo, onde Palmares foi extinto.

Esse ano as homenagens terão a participação dos grupos culturais do município, que irão se apresentar a partir das 18h00 do dia 05, no pátio da estação ferroviária. A abertura oficial do evento será as 22h00 e logo após os participantes irão seguir de veículos até o sítio recanto, na Serra da Barriga, onde haverá uma cerimônia ecumênica. Ao término do ato religioso, seguem de carro até o primeiro estacionamento da Chesf, desse ponto até o Parque Memorial, o percurso será feito a pé, com diversas paradas para reflexão.

“É bom que se frise, que esse não é um momento de festa, e sim de reflexão; é um momento que a gente quer trazer os remanescentes quilombolas que existem em Alagoas, porque são descendentes dos que sobreviveram a aquela chacina, por isso o nome De Volta à Angola Janga, De Volta ao Quilombo dos Palmares, para se energizar e carregar as turbinas e continuar a luta. A população afrodescendente do Brasil ainda sofre com os efeitos da longa escravidão”, destacou a secretária.

Ela lembra que o dia 06 de fevereiro é uma data muito importante, “Pra mim é quando se começa oficialmente as celebrações do mês da Consciência Negra, que terminam no dia 20 de novembro”, ressalta.

Programação:
 
Dia 05 de Fevereiro

Local – Estação Ferroviária
Horário – 18h
18h - Grande Roda de Capoeira – Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares – ACQP;
18h20min – Grupo de Reggae Alto do Cruzeiro;
18h40min – Grupo de Dança Afro do Alto do Cruzeiro;
19h – Grupo de Samba de Coco do Muquém;
19h20min – Grupo de Coco de Roda Alto do Cruzeiro;
19h40min – Grupo de Dança Afro do Muquém – Referendada a Oxumaré;
20h – Grupo de Raggamuffin do Muquém ;
20h20min – Banda Afro Nação Dandara;
20h50min – Grupo de Coco de Roda do Muquém;
21h10 – Banda Love Jah;
21h40min – Banda Raízes de Zumbi;
22h10min – Cerimônia de Abertura;
23h20min – Saída para o Sítio Recanto;
23h50min – Chegada ao Sítio Recanto.

Programação:
 
Dia 06 de Fevereiro

Local – Serra da Barriga
Horário – 00h
00h – Ato Religioso com participação do Pároco de União dos Palmares;
00h40 – Início da Vigília.
1h – 1ª Parada, 1º Estacionamento – ACQP e demais capoeiristas;
2h – 2ª Parada, Heliponto – Juventudes;
3h – 3ª Parada, Jaqueira – Quilombolas;
4h – 4ª Parada, Entrada do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Religiosos de Matriz Africana;
5h – Café da manhã;
6h – Encerramento;
7h – Retorno à cidade.

Fonte: O Relâmpago - João Paulo Farias 
 
Lembrando que, você leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

PROMEPAZ realiza encontro com autoridades e sociedade civil para promover a paz no município


A Secretaria de Educação de União dos Palmares através do PROMEPAZ realizou na manhã de ontem, 28, um encontro com profissionais da área de educação e de vários segmentos da sociedade palmarina e de outras cidades para debater a violência nas comunidades e instituições escolares. O evento intitulado "Café da Manhã: Educação e Comunidade Unidos Pela Paz!" foi realizado no Auditório da SEMED. O objetivo do projeto é de sensibilizar autoridades e sociedade civil para implantar uma cultura de paz nas escolas e na vida cotidiana.

Após a apresentação do Coral Acotirene e formação da mesa, o Secretário de Educação Ricardo Praxedes mencionou o quanto é importante a realização desses encontros. "São ações conjuntas, como essa, que podemos tirar nossas crianças e adolescentes das ruas e das drogas", disse o secretário, que terminou sua fala dizendo que "o apoio dos diretores, professores e demais profissionais da educação é fundamental na cultural de paz que queremos nas escolas e nas comunidades".

Presente no evento, o Prefeito Beto Baía mencionou que a violência que a cidade vem passando. "União dos Palmares é a quarta cidade mais violenta do Estado de Alagoas. Os comerciantes estão sentido isso com os assaltos recorrentes na cidade", disse. Para o prefeito, a educação pode contribuir para que esses números diminuam e o apoio de todos é fundamental.

A empresária Eliane do Globo, pioneira no projeto primeiro emprego, disse que "se todos os empresários de União contratassem um jovem da periferia, as condições de suas famílias estariam melhores". Ela ainda contou que aos 12 anos de idade já carregava carro de feira para ter seu dinheiro. No projeto, para manter o trabalho, uma das obrigações do jovem é ir à escola.

De acordo com o superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Sepaz, Ronaldo Targino, a secretaria já desenvolve ações em União dos Palmares desde a implantação do programa "Educação para a Paz".

Antes de fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2013 junto com sua equipe, a coordenadora do PROMEPAZ, a educadora Ana Maria Cardoso destacou as parcerias para realizar o projeto, que tem envolvido escolas, Ministério Público, Conselho Tutelar, secretarias municipais, Polícias Militar e Civil, a imprensa e outros segmentos da sociedade organizada. Ela ainda enfatizou o empenho do juiz Igor Figueiredo nas questões sobre o bem estar infantil em nossa cidade. "Antes dele eu não conhecia um juiz que apoiou tanto a causa da criança e adolescente", disse Ana Cardoso. 

Dentre os convidados para o evento, estiveram presentes os secretários Sérgio Rogério (Infância e Juventude), Rosângela Barros (Indústria e Comércio), Rita Baía (Assistência Social) e Hermes Marques (Comunicação), Eulina Ferreira da Silva Rêgo (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher), Gabriela Sampaio (Políticas de Promoção da Juventude de Alagoas), Fábio Rogério (SEPAZ), Mariné Ramos (Pastoral da Criança), Lenice Leão e Maria Goretti Galvão, ambas da SEMED, Maria Elizabete da Silva (Conselho Tutelar), Aparecida Lopes Cidinha (Sala Verde), Antonio Madson (Movimento LGBT), presidentes de associações e comunidades da zona rural e urbana de União dos Palmares. 

As 200 pessoas presentes no auditório ficaram sensibilidades e atentas com os relatos dos convidados e projetos apresentados e prometeram unir forças com os demais órgãos a fim de melhorar as relações com os jovens e adultos no dia a dia.  


Lembrando que, você leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos