Pages

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Alunos recebem certificados do curso de defesa pessoal

Neste domingo dia 18, os participantes do Curso de Defesa Pessoal Método Policial receberam seus diplomas de conclusão. O curso foi  realizado em dois finais de semanas de agosto com 20hrs de duração e foi ministrados pelo Mestre Garça. A entrega dos certificados aconteceu no Espaço Cultural Acotirene, Organização Mirim.

Mestre Garça iniciou falando da importância do curso para quem trabalha na área de segurança, já que o profissional tem que passar essa firmeza para a população ou para quem trabalha. "Sempre que faço um curso desses, quero compartilhar os conhecimentos que tenho aprendido ao longo dos anos". Disse Ferreira, como é conhecido na cidade.

O curso foi destinado a seguranças, guardas municipais, agentes de segurança e policiais do exército das cidades de União dos Palmares, São José da Lage e Ibateguara. "As atividades desenvolvidas no curso foram: defesa pessoal de mãos livre e defesa pessoal com armas, desarmamentos de armas de fogo e branca". Explicou o professor.

Mesmo sendo um dia especial para quem adquiriu novos conhecimentos, Mestre Garça, estava triste pela falta de prestígio das autoridades do município para com os eventos desenvolvidos em União dos Palmares, já que são convidados a participar: "Mandei convites para Prefeitura, Câmara de Vereadores, para todas as Secretarias, diretor da guarda e para outros seguimentos da sociedade, como você vê, não vieram ninguém". E completou "Os nossos políticos só prestigiam o povo em época de eleições".

José Hailton, há 11 anos como cabo da policia militar, esteve presente ao evento e explicou que tem um curso específico denominado Combate Urbano: defesa Pessoal, que é voltado para área operacional, como militares, policiais civis e guardas municipais. 

O policial disse ainda que já utilizou várias vezes suas técnicas de defesas no seu dia a dia e que os conhecimentos adquiridos, seja por profissionais ou não, é essencial para a segurança da população. Com passagem pela Rádio Patrulha/RP e pelo Bope, José Hailton afirma: "A policia está passando por mudanças, em épocas de direitos humanos, a policia não é tão truculenta como antigamente e temos que aprender usar outras técnicas de defesas para que o uso da arma de fogo seja cada vez menos usada".          

A instrutora de Thuat Khi Dao, Sara Severiano de Oliveira, de 18 anos era a mais entusiasmada, mesmo sendo a única mulher no curso: "Muita força de vontade e tem que gostar muito, já que os treinos são puxados", diz Sara. Com cinco meses na guarda municipal, Jeferson Dantas de Melo, disse que foi fundamental o curso para aprender a se defender de armas e outros objetos nas ruas. 

Entre os presentes, familiares e amigos e o cantor Tiago Correia.


Leia mais: