Pages

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hilton Cobra é o novo presidente da Fundação Cultural Palmares


DILMA ROUSSEFF. Marta Suplicy A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 4º da Lei no 7.668, de 22 de agosto de 1988, resolve NOMEAR JOSÉ HILTON SANTOS ALMEIDA, para exercer o cargo de Presidente da Fundação Cultural Palmares - FCP. Brasília, 25 de fevereiro de 2013; 192o da Independência e125o da República. 

São Paulo por Thiago Aquino



Viajar é sempre bom. Reencontrar familiares melhor ainda. Durante 20 dias, no mês de janeiro, passei pelas cidades de Barueri, São Paulo (nos distritos Santo Amaro, Grajaú, Parada de Taipas e Jardim Brasília), Aparecida, Monte Alto, Vista Alegre do Alto e Ribeirão Preto.

Chegando ao Terminal Rodoviário Tietê no dia 11, fui para Barueri, a 26 km do centro de São Paulo. De lá, na segunda-feira (15), fui pela segunda vez ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior santuário mariano do mundo, localizado na cidade de Aparecida. Lugar encantador e de uma beleza esplêndida. 

Nos dias que fui para Aparecida e para Parada de Taipas, passei pela famosa Marginal Tietê, que já não é novidade dizer que concentra um grande congestionamento de veículos. Já quando fui para Grajaú e Santo Amaro , ao utilizar o metrô, passei pela experiência de como é a correria na vida dos paulistas (e de nordestinos que vivem lá, claro). Tudo muito rápido, um entra e sai de pessoas nas estações, pessoas correndo na decida da escada rolante para não chegar atrasado no trabalho e nem ser preso na porta do metrô: uma competição de espaço dentro do meio de transporte. 

Minha ansiedade mesmo era pra chegar a minha cidade natal, Monte Alto, onde cheguei na madrugada do dia 17. Conheci o hospital Santa Casa, onde nasci, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, onde fui batizado, e o Centro Cívico Cultural do município, onde se encontra o Museu de Arqueologia e de Paleontologia, um dos mais importantes espaços voltados à conservação e exposição de fósseis do Brasil.

Em Monte Alto, fui ainda ao seu distrito, conhecido como Aparecidinha (oficialmente Aparecida do Monte Alto). Povoado pequeno, mas que atrai milhares de pessoas. O motivo é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina (construído no século XVIII), um dos mais visitados no estado de São Paulo. 

Para completar o ‘tour’ pela minha cidade natal, conheci o Mausoléu da Menina Izildinha. Conhecida como “Anjo de Deus”, Maria Izilda de Castro Ribeiro, venerada pelos católicos da região, é considerada santa pelo povo, porém ainda não é reconhecida pela Igreja (como é o caso do Padre Cícero aqui no Nordeste). Seu corpo se encontra intacto no Mausoléu, segundo a história.

E, finalizando minha viagem, no dia 29 de janeiro cheguei a Ribeirão Preto. Pela primeira vez fui ao cinema, no grande Shopping Ribeirão. E não poderia deixar de ir à Catedral Metropolitana de São Sebastião no centro da cidade.

Bom, o ano de 2013 já começou bom. Conheci os lugares por onde passei na infância, ri muito com meus tios e primos com histórias da época em que morei em Monte Alto e fotografei bastante. Enfim, cumpri o pedido do amigo José Marcelo: “faça um texto sobre a viagem para meu blog” (risos). Abraço!

Thiago Aquino – Idealizador do Mundaunoticias.com

Curta a página Mundaú Notícias: www.facebook.com/portalmundaunoticias