Pages

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Demolição X Preservação Por José Minervino Neto

Todas essas obras são importantes para a cidade. Mesmo não agradando a alguns, é certo que todas mudarão o espaço urbano e vão gerar emprego e renda para União dos Palmares. (JMarcelo Fotos)




Ok, a Vila Magdala era um patrimônio privado e o proprietário poderia, como fez, destinar ao imóvel qualquer fim. Contudo, não deixa de ser um fato lastimável tendo em vista seu valor arquitetônico e o ar colonial que exalava ao espaço da avenida. Eu me lembrarei sempre do local, da fachada roxa com detalhes amarelos, da varanda onde ingeri altas doses de composto etílico de cevada e, especialmente, de certa festa de aniversário há três anos, num junho chuvoso. Pois é, boas lembranças.

Mesmo não gostando da notícia, mesmo sabendo que a demolição do prédio foi um atentado bem sucedido à história de União dos Palmares, resigno-me, porém sempre à revelia e sob protesto.

No caso da Vila, nada pode ser mais feito, situação irreversível. Mas por pouco não se perderia totalmente a Casa de Maria Mariá, que será reaberta no dia 11 de outubro, segundo o site O Relâmpago, e a Casa do Poeta Jorge de Lima. Se essa malemolência continuar (e vai mesmo), outros prédios serão apenas memória fotográfica, como o do (já antigo) Colégio Cenecista Santa Maria Madalena, algumas casas que mantêm a fachada clássica preservada, o Centro de Formação de Professores Rocha Cavalcanti, por sinal o mais belo da cidade, e outros.

Marcelo está corretíssimo quando assinala a importância econômica de casos como o da Vila Magdala e outros citados em seu blog. “Para o alto e avante!”, diz o ditado capitalista. A receita de União dos Palmares agradece. Só espero que isso seja revertido em ganhos reais para a população palmarina, sobretudo, dos bairros periféricos cujos problemas nem é preciso relatar aqui (por enquanto).

Apenas emprego de mão-de-obra barata num supermercado, ou mercadinho, não muda a vida de ninguém nem uma cidade. E a história não tem preço.

Leia mais sobre a Vila Magdala no blog A Terra da Liberdade.

Blog 10inquietos

Fotos Especiais!!!

Acervo da Professora Maria Mariá

Fotos Especiais!!!



Click para ver em tamanho maior

Conheça o Artesão, Lovessi



Quem passa na estreita Rua Juvenal Mendonça com seu movimentado trânsito, tem a oportunidade de observar a arte de mais um palmarino que se destaca no artesanato.

Lovessi Genésio da Silva, começou fazendo artesanato com o incentivo da família em especial o apoio de seu irmão, o pintor Dinho que trabalha na estação ferroviária de União dos Palmares, fazendo vários tipos de objetos com cerâmica.

Em uma viagem a Lagoa Mundaú, Lovessi teve a oportunidade de ver outros trabalhos artesanais, como as cascas de siri. E a parti daí começou fazendo os seus com as cascas e ao mesmo tempo misturando outros materiais, para se chegar a uma qualidade do produto.

Hoje o artesão trabalha com outros tipos de materiais; argila, barro, quengo de coco, telhas e pinturas, onde vão surgindo objetos e personagens dos mais diversos. Sobre as pinturas o Lovessi é especializado em pintar carroceria, lameira, placas e paisagens.

O Artesanato o libertou de um trabalho tradicional, sua criatividade faz com que venha o seu sustento e de sua família.

Para quem se interessa por seus trabalhos já que a maioria dos seus clientes encomenda os materias deixo aqui o seu contato pelo telefone (082) 9136 4638.

Pe. Emílio April Recomenda o Programa Mesa Z






Neste sábado o programa recebe a Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas Lenilda Lima e a Representante da Fundação Palmares em Alagoas, Genisete de Lucena Sarmento

Acompanhe o Mesa Z sempre ao meio-dia na Rádio Zumbi FM 87,9. Quarta-Feira (notícias), Quinta-Feira (educação e cultura) e Sábado (cidadania)

Participe do programa através do telefone (082) 3281 3669

Pelo e-mail radiozumbifm@hotmail.com, Twitter: @programamesaz

Ou escreva para Rua Marechal Deodoro nº 191 - 1º andar Cep: 57.800-000 Centro

União dos Palmares - AL.