Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Os 25 anos da Fundação Cultural Palmares em Alagoas será comemorado em outubro

 Rogério Dias, Maria José e Janaína Martins
 Equipe do evento e artistas
A segunda edição do projeto Fundação de Portas Abertas, da Fundação Cultural Palmares, encerrou sua programação cultural e de atividades gratuitas na última sexta-feira, dia 30, em União dos Palmares.

Segundo Maria José da Silva, representante da Fundação Cultural Palmares - RR/AL "o evento tem o intuito de apresentar o espaço físico da entidade e promover um encontro entre quilombolas, estudantes e agentes culturais do Estado para ações de fomento e difusão de manifestações culturais negras". A cada mês o espaço da sede em União terá uma programação.

Maria José acrescenta que a intenção “é fazer uma conexão da sociedade com a Palmares, deixar o público mais próximo das ações que desenvolvemos para que todos possam participar, interagir e dar sugestões”.

A representante da fundação falou no encontro que vem fazendo parcerias, com esportistas, para que possam desenvolver trabalhos com os quilombolas. "Conversei, recentemente, com a turma do vôlei para dar aulas aos quilombolas do Muquém. Com isso você ajuda na auto-estima dos moradores, além de que o esporte traz disciplina para quem pratica", disse.  

As reuniões com os grupos culturais de União dos Palmares e demais cidades de Alagoas voltarão no próximo mês, quando a Fundação Cultural Palmares comemorará 25 anos, nos dias 12 a 15 de outubro, aqui no Estado. O trabalho da regional em Alagoas se estende a 66 municípios em 4 Estados do nordeste.

A programação contou com a exposição “Capoeira: sonhos, lutas e liberdade” de Rafael Carneiro, além de apresentações de capoeira, oficinas de expressões culturais negras, hip hop, break, rap, exibição de filmes e debates sobre a contribuição do negro para construção da identidade brasileira.

O enceramento teve a participação da cantora Janaína Martins, do Grupo União Espírita Santa Bárbara, que cantou sucessos da MPB, sambas e batuques. A cantora ainda dividiu o palco com a cantora Natally. Outro convidado especial foi Rogério Dias que é cantor, compositor, ator, diretor, escritor, palhaço, repentista de coco e agitador cultural. O multi-artista animou os presentes com suas canções e sua empolgação.
 
Estiveram presentes no encontro os secretários de Esporte Kleber Marques e de Cultura Genisete Sarmento, o poeta Jeová Santana, a presidente da Ádapo Dorinha, o ex-vereador Manoel Feliciano, Maria Aparecida Lopes (Cidinha), representante da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Mestre Elias presidente da Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares (ACQP), artesãos e moradores do Povoado Muquém e sociedade civil.


Milhares prestigiaram a III Parada da Diversidade Sexual de União dos Palmares, evento foi considerado um dos mais calmos visto na cidade