Pages

domingo, 24 de novembro de 2013

Quilombos resistem, mas sofrem por abandono

Populações que vivem nos locais que serviram de refúgio para escravos declaram amor pelos lugares, mas lamentam a falta de empregos e de serviços básicos.

 Erick da Silva, de 8 anos, abre um largo sorriso para dizer que ama o lugar em que mora, numa casa pequena, no alto da Serra da Barriga, de onde a vista alcança léguas e léguas no interior de Alagoas. Lá tem mangueiras, laranjeiras, bananeiras e uma lagoa em que o garoto e seus amiguinhos nadam quase todos os dias enquanto a mãe de Erick, dona Marineida, e outras mulheres lavam roupas. “Aqui é muito gostoso de viver”, diz o menino. A mãe concorda, mas pondera: “É um lugar maravilhoso. Só que faltam empregos”.

Ela e o filho moram no local onde existiu o quilombo dos Palmares, o mais famoso das Américas, criado por volta de 1590 pela princesa Aqualtune – capturada na África e escravizada no Brasil, ela fugiu grávida de um engenho em Pernambuco e fundou o Palmares. O quilombo abrigou mais de 20 mil negros e teve como principal líder Zumbi, assassinado por bandeirantes brancos em 20 de novembro de 1695. O local hoje é o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

 O parque, fundado em 2007, é o principal cartão-postal do município de União dos Palmares (AL) e atrai milhares de visitantes todos os anos. Os turistas ficam encantados com os atrativos, como a vista da Serra da Barriga. Muitos, porém, nem sequer percebem que lá vivem 14 famílias de brancos e afrodescendentes, como Erick e sua mãe. Embora eles digam que amam o lugar, enfrentam problemas, como a necessidade de lavar roupas na Lagoa dos Negros, cujo volume d’água baixa bastante durante o período de seca.

O dia a dia no local em que abrigou o quilombo mais famoso das Américas e o cotidiano na comunidade quilombola do Pontinha, a 25 quilômetros de Paraopeba, Região Central de Minas, e fundado por descendentes de Chico Rei, são o tema da última reportagem da série “A real abolição”, que o EM começou a publicar na quarta-feira. As reportagens mostraram que indicadores econômicos e sociais sobre a população negra aumentaram no Brasil nos últimos anos, mas também que há margem para que eles melhorem ainda mais.

Naquele que foi o maior quilombo do Brasil, Erick acompanha quase que diariamente a mãe, Marineida, e a vizinha, Adriana Santos, à Lagoa dos Negros. Enquanto as mulheres lavam roupas, o garoto e seus amigos brincam de mergulhar. A água não é potável. “É cheia de girinos”, alerta o menino. As cartas também não chegam ao lugar. Os moradores precisam buscar as correspondência em União dos Palmares, a 10 quilômetros de lá. Apesar das dificuldades, a mãe dele não deseja deixar o local: “Gostamos deste lugar. Além do mais, estamos aqui há tanto tempo...”.

Fonte: Em

Rádio comunitária de União dos Palmares comemora aniversário nesta sexta-feira



5 Anos com você! Este é o slogan que a direção e funcionários da Rádio Zumbi FM criaram para comemorar hoje, na Quadra Municipal, o aniversário da emissora que foi fundada pelo radialista Silvio Sarmento em novembro de 2008.

No início sua programação constava apenas com dois programas: Mesa Z Cidadania e Pense Nisso, agora, já disputa com as outras rádios locais a preferência dos ouvintes de União dos Palmares. Eu e os companheiros Franco Maciel, Sérgio Rogério, Nivaldo Marinho, Dallas Diego, Bruno Monteiro, Walter e Wenndell Amaral fomos os responsáveis pela estréia do Mesa Z em 09 de janeiro de 2010.

Outros comunicadores como Adelino Ângelo, Mário Bispo, Professor João Lins, João Paulo Farias, Suzeane Cavalcante, Clezivaldo Mizael entre outros já passaram pela Rádio Zumbi FM. 

Uma homenagem será feita a Silvio Sarmento na festa que começará a partir das 19 horas com shows de artistas de União dos Palmares.

O cartaz com a programação. 

Leia mais notícias da Rádio Zumbi Fm AQUI

4º Encontro com Palmarinos Ausentes, EPA


Veja fotos do 3º encontro AQUI
Veja fotos do 2º encontro AQUI

Avaliação sobre Parque Memorial Quilombo dos Palmares


“Estudos!” Laura C. Maceió, AL 
  
Fui ao Memorial Quilombo dos Palmares para fazer alguns estudos lá e foi bem legal. Tem a "estátua" de Zumbi bem grande lá. Fomos muito bem recebidos! 

Visitou em Março 2013


“Somente natureza”  Maria Helena T. Paracatu, MG 
 
Não deixe de conhecer o parque memorial quilombo dos Palmares, onde retrata a vida de nossos negros e índios com tanta perfeição e emoção que não dá vontade de ir embora.

Visitou em Outubro 2013
 
 
“Muita história inexplorada”  ltassio Maceió, AL.
 
O local é sagrado, ao chegar nele você sente e, mesmo sem saber, nota que ali foi e um lugar muito importante para a história do Brasil, porém os responsáveis e gestores não conseguem explorar o local.

Você chega no local e espera que seja um museu a céu aberto, contando a história dos escravos, porém encontra ocas (algumas mal conservadas) e só.

Além disso, o acesso para o local é muito ruim. Em dias de chuva, deve ser impossível de subir. 

Visitou em Dezembro 2012.

Fonte: Tripadvisor