Pages

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Um país sem prioridades! Evanes Alves



“Era uma vez, um país fantástico, habitados por de políticos honestos, não existia violência e a saúde de primeiro mundo, onde o povo vivia feliz e alegre. O nome desse país é conhecido por Brasil, com suas belezas naturais, belas cidades que não existia pobreza”. Desculpa, peço minhas desculpas, pois estava delirando em meio a um sonho utópico.


Agora acordado e bem acordado, a realidade teima em me lembrar que o sonho acabou, ou não. Pois estamos vivendo um ano de euforia no país, afinal de contas somos brasileiros, patriota e amamos nosso país e o defendemos com unhas e dentes, com aquele grito na garganta é ou não é. Entretanto, a nossa realidade é outra e que aponta para índices econômicos e sociais que nos trazem preocupações, uma realidade mascarada e estarrecedora. Não que sejamos contra a copa do mundo que será realizada no Brasil e ganhar essa copa aqui seria realmente fantástico. Pena que o momento vivido por nós brasileiros não nos estimula a torcer com aquela garra vista em outras copas que encobre a incompetência, desonestidade, corrupção e o lucro fácil à custa de uma política econômica também mascarada que a todos nós assustados todos os dias.


Prioridade o que falta é prioridade. Nosso povo não tem no momento como prioridade a copa do mundo, tem sim, a educação, saúde, segurança, habitação, emprego e outras coisas mais, não necessariamente nessa ordem. Faz-me lembrar da Roma antiga, onde o imperador a fim de camuflar uma realidade de decadência social promovia as lutas entre gladiadores, entre cristãos e leões, as arenas explodiam de alegria e prazer ao verem pessoas morrendo e sendo devoradas pelos leões. Em meio a tanta euforia, eram jogado pão a grande massa, que deliravam pela figura do imperador, esquecendo por momento das dificuldades de uma vida sem perspectiva de melhora.


O retrato está sendo revelado no Brasil nesse período de copa do mundo. O povo parece que esquece os problemas sociais, numa verdadeira crise de amnésia muito profunda e preocupante. Estamos às vésperas de uma eleição muito importante para o nosso país e o povo em sua grande maioria está preocupado se o Brasil vai ganhar ou perder a copa. Pena do Brasil perdedor, que já está em campo a mais de 500 anos, e ainda não conseguiu vencer na educação, pois somos piores que muitos países da América Latina, mais alegremo-nos somos bons no futebol, estamos perdendo de goleada no que diz respeito a segurança, pois figuramos em uma tabela que indica sermos um dos países mais violentos do mundo. 

Existe uma guerra ainda não declarada, onde pessoas descem a sepultura todos os dias, resultado da falta de uma segurança que atenda a comunidade de forma geral. O que dizer da saúde, meu Deus! Agora estou implorando aos céus, pois em minhas orações peço a Deus não precisar de um leito de um hospital, pois é vergonhoso, um pais que gasta milhões e milhões na construção de estádios, tendo pessoas atendidas no chão e outras morrendo por falta de atendimento. 

Não sabemos, qual será o resultado final de um país que está perdendo a batalha, só espero que não perca a guerra. Isso depende de nós, veja a quem você dará o seu voto, eu espero que vote em você e por você.


Evanes Alves

Mestrando em Ciências da Educação, Psicopedagogo Clinico e Institucional, Especialista em Mídias na Educação e Geógrafo.
 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos