Pages

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

União dos Palmares completa 182 anos de Emancipação, dia 13




O município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, se prepara para a festa de Emancipação Política, que acontece no próximo dia 13, mas as comemorações já começam amanhã.

No dia 8, a Secretaria de Educação do município já anunciou que vai promover,  na Praça Basiliano Sarmento, um "show de calouros". O Show de Calouros, que era comum nos anos 80 e apresentado pelo radialista Kleber Marques, revelou muitos nomes da música palmarina e era uma das grandes atrações da cidade.

Ao todo são 11 categorias, entre elas samba, forró, pop-rock e gospel. Com premiação para os três primeiros colocados. A apresentação ficará por conta do radialista e secretário de Esportes de União, Kleber Marques.

A semana comemorativa à emancipação política de União dos Palmares tem diversas atrações, de vários estilos. O destaque é a orquestra Ero Dictus, pela primeira vez em União, o Transart e o show de calouros, que contará também com a apresentação de músicos profissionais de União.

HISTÓRIA

União dos Palmares é um dos mais antigos municípios de Alagoas. Segundo os historiadores, os primeiros indícios de presença humana no local datam de finais do século XVI, quando os negros fugitivos dos engenhos de açúcar dos atuais estados de Alagoas e Pernambuco chegaram à Serra da Barriga, onde instalaram a sede do Quilombo dos Palmares, o maior símbolo de liberdade do país.

O Quilombo dos Palmares foi a primeira tentativa de vida livre promovida pelos trabalhadores africanos nas Américas, surgindo por volta de 1580, durando até 1695, ano em que foi morto Zumbi, seu principal líder, pelas forças comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Por volta de 1730, o português Domingos de Pino chegou à região, onde construiu uma capela dedicada a Santa Maria Madalena. Daí, o primeiro nome oficial do lugar: Maria Madalena.

Já no Império, quando da visita da imperatriz Leopoldina, mudou-se o nome para Vila Nova da Imperatriz, em 1831, quando a vila ganha autonomia administrativa, após desmembrar-se do município de Atalaia. Assim chamou-se até meados do século XIX.

Em 1889, recebe por meio de Decreto de Lei a condição de cidade e passa a chamar-se União pelo decreto de 25 de setembro de 1890. Essa mudança de nome se deve à união ferroviária entre Alagoas e Pernambuco.

Mas o nome definitivo da cidade só veio a ser dado em 1944, quando houve o acréscimo de Palmares ao nome da cidade, em homenagem ao Quilombo dos Palmares.



 Programação para hoje
Serviço:

Concerto Ero Dictus In Classic”
Grupo Ero Dictus
Praça Basiliano Sarmento
19h30

Programação completa