Pages

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"A ONG Folha Da Esperança é Sustentada Por Mim e Claudete Monteiro" Nicanor Filho

O Programa Mesa Z Cidadania deste sábado, 09, foi voltado para assuntos ligados a União dos Palmares. Nossos convidados foram o radialista e professor Nicanor Filho e os componentes do Grupo de Hip-Hop União Quilombrother, Zulu Fernando e Ailton Rocha Sousa (Kiko).

Nicanor Filho que é o presidente da ONG Folha da Esperança disse que são 20 pessoas que fazem parte da ONG. São pessoas que já faziam trabalhos sociais, mas não com a mesma frequência de hoje. Antes a ONG realizava 2 ou 3 eventos por ano e a partir daí foi decidido dar uma estrutura melhor para as ações desenvolvidas.

Inaugurada em fevereiro de 2011 a ONG atende crianças e adolescentes das periferias e das zonas rurais do município. Eles participam de atividades esportivas e culturais. Nicanor Filho disse que os recursos para as atividades da ONG Folha da Esperança são bancados por Claudete Monteiro e por ele. O dinheiro arrecadado com as vendas do jornal Folha da Esperança tambem é usado para custear despesas da ONG.

O professor diz que projetos foram desenvolvidos e encaminhados para empresas privadas e públicas com o intuito de ter novos parceiros. Ele aproveitou para convidar as pessoas para conhecer a sede do projeto que fica em frente ao posto de saúde José de Lima. Nicanor disse que União tem 9 organizações que desenvolvem trabalhos diferentes. Segundo ele, o surgimento dessas organizações acontece porque a população cresce e a maioria dos municípios não têm condições de assistir todas as necessidades da sociedade.

Conhecido na cidade pelos festivais de bandas de fanfarras que realiza, o radialista diz que vem sendo convidado para participar de vários concursos no Brasil e que tem viajado com a Banda de Fanfarra do Colégio Mario Gomes de Barros, que já começa a receber prêmios nos festivais. Em novembro a cidade irá sediar o Festival Norte-Nordeste de Bandas de Fanfarras, evento nunca antes realizado em Alagoas.

O radialista apresenta junto com Claudete Monteiro o programa Túnel do Tempo na Rádio AG Fm, sempre aos sábados e domingos, das 22 às 24h.

O rapper Zulu Fernando disse que conheceu a cultura Hip Hop em 94 através do amigo Paulo nas comemorações dos 300 anos do Líder Negro Zumbi dos Palmares, aqui em União. Logo teve a certeza do que queria fazer.

No começo os ensaios eram feitos na Casa Jorge de Lima e
posteriormente na Estação Ferroviária, época em que conheceu Kiko. Os dois revelaram as dificuldades para quem participar de algum grupo cultural na cidade. Para eles, a falta de incentivo, financeiro ou estrutural, é o pior problema. Mesmo assim o movimento Hip Hop é um dos mais fortes na cidade.

O artista
plastico diz que o movimento HipHop surgiu nos guetos e continua nos guetos, vem daí uma das razões para o não apoio do governo e das empresas privadas. Pois o Hip Hop vem de subculturas e trabalha a libertação cultural e intelectual do cidadão. Um exemplo é a música que sempre denuncia as mazelas da sociedade.

Em um depoimento emocionante
Kiko disse que antes de conhecer a turma do hiphop tinha uma vida frustada e sem expectativa. A arte lhe deu outras oportunidades como conhecer amigos, lugares que antes seria impossível e o sustentar sua família. O movimento não só melhorou sua vida, como a de muitos companheiros.

Zulu Fernando e Kiko que fazem parte do Grupo Hip Hop União Quilombrothers, foram selecionados junto com mais dois grupo de hip hop para se apresentar no projeto 13º Teatro Deodoro é o Maior Barato, em Maceió. A CIA DE DANÇAS URBANAS irá se apresentar no dia 13 de junho deste ano, as 19:30 horas no Palco do Teatro Deodoro. Para quem quiser prestigiar o grupo sairá 2 ônibus às 15h, em frente a prefeitura de União.

Zulu disse que o Prefeito Areski Freitas vem apoiando os rapazes. O grupo União Quilombrothers foi selecionado para se apresentar no festival Batalha da Vila em São Paulo. Eles estão precisando de patrocinadores para custear a viagem. Quem quiser ajudar pode ligar para os números 9175 2030 e 9137 4400.


Equipe Mesa Z e Convidados

Léo Ângelo e Trio no Mesa Z dia 16 de junho.

Convite

CONVITE

O Exmo. Sr. Bruno Leitão Praxedes, Presidente da Câmara Municipal de União dos Palmares, tem a honra de convidar a imprensa e todos os cidadãos palmarinos para assistir a 12ª Sessão Ordinária de 2012, nesta terça-feira (12), a partir das 09 horas, onde os vereadores estarão discutindo assuntos de extrema importância para o município. Prestigie!

Câmara Municipal de União dos Palmares/AL
O Poder Legislativo mais perto de você!

Atenciosamente,

Câmara Municipal de União dos Palmares
Endereço: Rua Rui Barbosa, 05 - Centro - União dos Palmares/AL
CEP: 57800-000
Fone: (82) 3281-3000 / (82) 3281-3300
E-mail: cmuniaodospalmares@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/camarauniao