Pages

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Em Noite Especial, Casa Maria Mariá Foi Inaugurada


Quem compareceu a inauguração da Casa Maria Mariá percebeu que o clima era para festejar um dos maiores nomes da história de União dos Palmares. Com uma lua cheia, o clima da festa ficou tão especial quanto a "anfitriã", que se estivesse viva iria comemorar com músicas, poesias e um bom vinho.

A noite reuniu políticos, familiares e palmarinos em geral, muitos tinham alguma história ou causo para contar da professora, mas todos usaram suas palavras para enaltecer a importância da historiadora na vida da população palmarina.

Mariá viveu além da sua época. Muitos poderiam não gostar dela, mas a respeitavam. Como não respeitar uma pessoa que foi revolucionária em vários aspectos, atitudes e que sempre cobrava por melhorias no município.

O radialista Sílvio Sarmento, em seu discurso emocionado, contou histórias do tempo que morou com a tia. Sílvio disse que Maria Mariá se sentia desprestigiada na sua terra e nos últimos anos de sua vida sobreviveu com um salário mínimo.

Bruno Praxedes, Presidente da Câmara de Vereadores de União, contou aos presentes que recentemente leu uma carta escrita por Mariá, onde ela pedia a seu pai (na época, prefeito) para cuidar com carinho da cidade.

A casa que ficará na responsabilidade do município por 20 anos está totalmente reformada. Nas palavras do prefeito Areski Freitas "alguns espaços ainda estão vazios porque os móveis estão passando por restauração".

O Secretário de Cultura, Elson Davi, disse que a casa terá uma biblioteca e local para recital de poesia.

A cada palavra, os presentes se emocionavam com a história dessa mulher especial. Na noite onde a lua iluminava o evento, muitos acreditavam que Maria Mariá estava lá e feliz por saber que os palmarinos a admiram e têm consciência da sua importância.

PARABÉNS, MARIA MARIÁ. PARABÉNS, UNIÃO.










Click para ver maior as fotos

Inaugurações dão Início às Comemorações dos 180 Anos de Emancipação Política


No próximo dia 13 de outubro a cidade de União dos Palmares fará aniversário. A cidade é conhecida mundialmente por ser o berço da liberdade, pois aqui habitaram os negros que fugiam das senzalas.

Aproveitando esse momento já que a data é especial, o Prefeito Areski Freitas vem com toda a equipe de secretários inaugurando algumas obras na cidade e na zona rural. Desde a última sexta-feira, 7, já começaram as inaugurações.

Uma dessas obras é o Complexo Nutricional, que vem num momento importante para o município, que milhares de famílias de baixa renda cadastradas na Secretaria de Assistência Social e poderão fazer suas refeições no local. Com capacidade de produzir 5 mil litros de sopa, a Casa da Sopa começará produzindo 800 litros e sua capacidade aumentará dependendo dos recursos do município.

Outras obras importantes são os postos de saúde que foram inaugurados nessa segunda-feira, nos povoados da Usina Laginha e Muquém. Estes postos atenderão os moradores destes povoados e das vizinhanças.

Duas das obras que irão ser inauguradas merecem destaque, são elas: a Praça Padre Cícero, que já passou por muitas mudanças, perdendo o "menino mijão", e a casa da historiadora Maria Mariá, que será inaugurada dia 11. Essas duas são aguardadas pela população.

A Casa Maria Mariá ficou fechada por muito anos, precisava de uma reforma para garantir a segurança dos visitantes. A historiadora dedicou sua vida para preservar a história de União através do seu acervo de fotografias, escritos e objetos que, hoje, contribuem para manter viva a memória do povo palmarino.

Um momento de emoção ocorreu ontem durante a inauguração do Laboratório de Endemias Manoel Vieira de Almeida (Manu). Estavam presentem sua esposa, filhos, irmãos. Uma irmã do Manoel Vieira disse o quanto ele era dedicado ao trabalho e apaixonado pela sua família, levando às lágrimas alguns dos presentes a cerimônia.








Click para ver maior