Pages

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ministro lança V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL pelo Meio Ambiente com tema em defesa da água


Encontro voltado para o público infantojuvenil será realizado em março de 2018, sob o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, lança, nesta sexta-feira (25/08), no Palácio do Comércio, em Imperatriz, no Maranhão, a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, o evento fará parte da programação do Fórum Mundial das Águas, que será realizado em Brasília, entre 18 e 23 de março de 2018.

Em setembro começam as reuniões preparatórias em 26 estados e no Distrito Federal. A realização da conferência, iniciativa do Ministério da Educação junto com o MMA, envolve mais de 71 mil escolas, sendo cerca de 62,7 mil do ensino fundamental. Dessas, 4 mil estão nas zonas rurais, 3 mil em comunidades indígenas e 2 mil em áreas quilombolas. A edição anterior do evento foi em 2013.

A conferência tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre o respeito ao uso e preservação das águas. Eles vão conhecer o estágio de desenvolvimento das tecnologias sociais desenvolvidas para ajudar a levar água às populações em vulnerabilidade socioeconômica. O evento debate, ainda, mecanismos de melhoria da gestão das águas e ações de educação ambiental.
#Fonte: MMA.

UNIÃO DOS PALMARES EM DESTAQUE

Em 2013, três adolescentes delegados de UNIÃO DOS PALMARES, também representantes de ALAGOAS, participaram da etapa nacional, que ocorreu em Brasília, no mês de novembro. Raniele, Davi e Pedro Antônio representaram suas escolas por meio dos projetos de educação ambiental para uma escola sustentável, em consonância com o tema da IV Conferência - Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, sendo respectivamente as seguintes escolas da Rede Municipal de Ensino: Antonio Gomes de Barros (Elemento Água); Filomena Medeiros (Elemento Água); Pedro Cândido da Silva (Elemento Terra). 


Sendo a primeira e a última escolas do campo e a segunda escola urbana. Na Conferência Nacional, o estudante Davi era o único participante surdo, que representou com muito orgulho seus colegas, também, alunos deficientes auditivos.


Agora, vamos mobilizar nossa escola em torno do tema desta V Conferência Infantojuvenil - "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas".

Vamos Cuidar de União dos Palmares Cuidando das Águas? 


Relembrando a cidade de Porto Calvo em Alagoas


Estava recordando esses dias a viagem / aula de campo da turma de Geografia na cidade de Porto Calvo, interior de Alagoas. O passeio foi em 11/06/2009 e na época passamos por algumas cidades do Estado como; Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde e zonas rurais de outros municípios.

Sendo uma das cidades mais antiga de Alagoas e, com uma rica cultura, Porto Calvo me chamou atenção pelos prédios clássicos do tempo do Brasil Colônia, a arquitetura belíssima chama atenção dos visitantes.

É claro que muitos outros patrimônios da localidade foram sendo demolidos com o passar dos anos, para dá lugar aos novos comércios ou residências "modernas", algo parecido que vem ocorrendo em muitas cidades brasileiras perdendo sua identidade cultural, outro exemplo é a urbanização de União dos Palmares.

Há 8 anos atrás, eu fotografei na cidade de Domingos Fernandes Calabar, algumas edificações com placa de venda, fachadas reformuladas e imóveis abandonados pelo poder público local. 

É claro que faltou visitar outros espaços da cidade, a exemplo de museu e suas várias ladeiras. Mas tivemos a oportunidade de conhecer as ruínas fábrica de cachaça e fotografar construções da década de 50 e 60 na zona rural do município. Na ocasião eu fiz um ensaio fotográfico com crianças do povoado (VEJA AQUI).

Quero voltar!

Hoje é Dia de Quer?