Pages

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Visite Piranhas, Visite Alagoas!!!


Através do curso de Geografia da Uneal, tive a oportunidade de conhecer a cidade de Piranhas com a turma deste curso. Por se tratar de uma cidade belíssima, lembro que quando desci do ônibus fiquei parado alguns minutos tentando descrever o que estava vendo pela frente. Piranhas é, sem dúvida, uma bela paisagem de um quadro que transmite paz ou mesmo pode ser uma daquelas cidades charmosas que podemos ver no cinema.

Piranhas é banhada pelo Rio São Francisco e sua arquitetura rica em detalhes é hoje protegida pelo IPHAN. Os vários prédios antigos com seus belos casarões, as casinhas pequenas e coloridas dão um charme a mais ao lugar levando os visitantes a épocas bem distantes da atual.
A cidade já foi cenário para produções da Rede Globo, já recebeu equipes de cinegrafistas para documentários. O filme Baile Perfumado foi rodado também lá. Piranhas desperta curiosidades nos visitantes também pelo episódio da morte do cangaceiro mais famoso do Brasil, Virgulino Ferreira da Silva
, vulgo Lampião.

As histórias de Lampião levou Piranhas a ficar nacionalmente conhecida por ter sido lá que a cabeça de Lampião e do seu bando foram fixadas e expostas trazidas de Sergipe após a emboscada da volante de soldados de Alagoas. A cidade tem um museu onde o turista pode conhecer as histórias do cangaço como: fotos, roupas, documentos da época, objetos. Além disso, o turista pode comprar lembrancinhas da cidade e de sua cultura.

Visite Piranhas, Visite Alagoas!!!
Fotos tiradas em outubro de 2009

Saudade das viagens de trem...

Antiga Estação Ferroviária de Rocha Cavalcante, distrito de União dos Palmares.

Morei em Rocha Cavalcante por 13 anos e foi lá que minha família começou a vender tecidos. A feira no distrito era aos domingos e em muitos sábados vinha a União dos Palmares com minha mãe ou meu pai de trem.

O lugar onde as pessoas viajavam e desembarcavam era especial e intrigante para qualquer criança que morou na Barra do Canhoto, como também é conhecida a comunidade, especialmente, porque era dali que vinham as pessoas, móveis, presentes e outras novidades. O local quando não tinha passageiros era também usados pelas crianças para brincar.

O intrigante da estação é que morava um adulto que todos chamavam de "doido", ele não falava com ninguém, tinha um lugarzinho no prédio da ferrovia onde dormia e tomava banho. Os moradores levavam comida pra ele. Crianças não eram bem vindas pelo homem misterioso.

Todos sabiam os horários que o trem passava. Rocha Cavalcante que não tinha pressa pra nada, literalmente, parava pra ver quem chegou, pra chorar com quem partia, pra reclamar de quem tinha a "audácia" de roubar os chapéus de senhores distraídos na hora da saída. Quantas vezes me acordei com o apito do trem? Muitas e como era bom ouvi-lo.

Melhor do que o apito era poder sentar num dos bancos do trem e sentir o vento batendo em você, enquanto a paisagem passava lentamente. Quando vim morar em União ainda tive o privilégio de ver o movimento de pessoas indo e vindo na estação, onde hoje fica o artesanato palmarino. Anos depois já desativadas as linhas para passageiros apenas os trens de cargas passavam levando nossas riquezas, como o açúcar. Quem não passou por baixo dos trens, para chegar ou sair da Avenida Monsenhor Clóvis?

Nos últimos meses a imprensa alagoana vem divulgando as novas linhas dos veículos leves sobre trilhos (VLT), nas cidades de Maceió, Rio Largo e Satuba. Nas propostas dos candidatos na capital o assunto VLT está em pauta, para esses candidatos o custo-benefício é maior e vai desafogar o trânsito. A boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de concessões de rodovias, ferrovias e portos, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

E quem sabe a nova geração de palmarinos possa desfrutar dessas viagens "especiais".

Trem de carga em União dos Palmares.