Pages

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Saudade das viagens de trem...

Antiga Estação Ferroviária de Rocha Cavalcante, distrito de União dos Palmares.

Morei em Rocha Cavalcante por 13 anos e foi lá que minha família começou a vender tecidos. A feira no distrito era aos domingos e em muitos sábados vinha a União dos Palmares com minha mãe ou meu pai de trem.

O lugar onde as pessoas viajavam e desembarcavam era especial e intrigante para qualquer criança que morou na Barra do Canhoto, como também é conhecida a comunidade, especialmente, porque era dali que vinham as pessoas, móveis, presentes e outras novidades. O local quando não tinha passageiros era também usados pelas crianças para brincar.

O intrigante da estação é que morava um adulto que todos chamavam de "doido", ele não falava com ninguém, tinha um lugarzinho no prédio da ferrovia onde dormia e tomava banho. Os moradores levavam comida pra ele. Crianças não eram bem vindas pelo homem misterioso.

Todos sabiam os horários que o trem passava. Rocha Cavalcante que não tinha pressa pra nada, literalmente, parava pra ver quem chegou, pra chorar com quem partia, pra reclamar de quem tinha a "audácia" de roubar os chapéus de senhores distraídos na hora da saída. Quantas vezes me acordei com o apito do trem? Muitas e como era bom ouvi-lo.

Melhor do que o apito era poder sentar num dos bancos do trem e sentir o vento batendo em você, enquanto a paisagem passava lentamente. Quando vim morar em União ainda tive o privilégio de ver o movimento de pessoas indo e vindo na estação, onde hoje fica o artesanato palmarino. Anos depois já desativadas as linhas para passageiros apenas os trens de cargas passavam levando nossas riquezas, como o açúcar. Quem não passou por baixo dos trens, para chegar ou sair da Avenida Monsenhor Clóvis?

Nos últimos meses a imprensa alagoana vem divulgando as novas linhas dos veículos leves sobre trilhos (VLT), nas cidades de Maceió, Rio Largo e Satuba. Nas propostas dos candidatos na capital o assunto VLT está em pauta, para esses candidatos o custo-benefício é maior e vai desafogar o trânsito. A boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de concessões de rodovias, ferrovias e portos, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

E quem sabe a nova geração de palmarinos possa desfrutar dessas viagens "especiais".

Trem de carga em União dos Palmares.

Um comentário:

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!