Pages

quinta-feira, 31 de março de 2016

População de União dos Palmares sofre sem atendimento médico

Homem morreu após buscar primeiros socorros no hospital São Vicente de Paulo durante o fim de semana

O único hospital que atende moradores do município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, está em situação delicada. Usuários denunciaram nessa terça-feira que não há atendimento disponível para quem precisa de serviços simples. 

O São Vicente de Paulo, que é filantrópico mas também recebe recursos públicos, deveria atender casos de urgência e emergência, mas não tem suprido sequer atendimentos básicos, principalmente aos sábados e domingos. No último fim de semana, um homem com sintomas de hipoglicemia morreu sem receber os primeiros socorros. 

Familiares de José Adilson, de 45 anos, ainda o levaram para o posto de atendimento da cidade vizinha, Murici, mas ele não resistiu. "Pedimos um exame de glicose no São Vicente e nos informaram que não havia nem sequer agulhas no local. Quando chegamos em Murici, a glicose dele estava em 40 [menos da metade do ideal], e mesmo depois de ser medicado, o perdemos", lamentou o tio da vítima, José Tavares. 

Procurada pela reportagem da TV Pajuçara, a representante do hospital, Bárbara Costa, justificou que a unidade não recebe recursos suficientes para suprir a demanda e ainda precisa arcar com atendimentos diversos, em vez de urgências. "Os postos de atenção básica de União não funcionam, então atendemos casos como dor de dente, quando deveríamos apenas atender os casos mais graves", justificou. 

A Câmara de Vereadores da cidade decidiu intervir e, para conhecer a real situação do hospital, solicitou documentos que comprovem o balanço financeiro da casa de saúde. "Precisamos saber o que está acontecendo para tentar contornar essa grave situação", comentou o vereador Paulo Cavalcante. 

Fonte: TNH1 

Projeto Vida Saudável promove reflexão aos palmarinos sobre qualidade de vida




Nesta terça-feira, 30, aconteceu mais uma reunião do GAPO, Grupo de Apoio a Pessoa com Obesidade, na Capela do Hospital São Vicente de Paulo, em União dos Palmares. Os encontros acontecem quinzenalmente com os participantes da rede social WhatsApp "Grupo Vida Saudável".

O palestrante desse encontro foi o jovem comunicador Clezivaldo Mizael, presidente do Rotary Club de União. Vegetariano há 20 anos, Mizael repassou sua experiência de vida aos presentes na reunião. Ele alertou sobre os perigos que as pessoas passam ao comer carne animal e o quanto a terra sofre para ter espaços geográficos destinados as criações de rebanhos de bovinos, suínos, aves, etc.

Organizações alertam cada vez mais que os animais estão recebendo mais hormônios, sendo abatidos mais jovens e de forma ainda cruel. Nesse último caso a carne pode transmitir mais doenças aos seres humanos.   
Pra fugir desses perigos mais pessoas estão mudando seus hábitos alimentares e se tornando vegetariano. Segundo especialistas, os benefícios para o corpo e a mente são enormes.  Além disso, os preços são bem mais baratos.

Aos 26 anos e com experiências em diversos movimentos sociais, Mizael respondeu as dúvidas dos presentes e sugeriu outras ideias para os próximos encontros, como um almoço vegetariano para o grupo.

Na reunião a participante Sherleyanne Santos convidou os presentes para fazer aula de Zumba duas vezes por semana na Praça Basiliano Sarmento. Outros informes foram dados.  

O Grupo de Apoio a Pessoas com Obesidade é aberto para toda a sociedade palmarina. As reuniões e atividades físicas feitas pelo grupo são totalmente gratuitas. Os interessados podem entrar em contato com Díria Mônica pelo Whats 99135-9730 ou José Marcelo pelo Whats 99154-6291.


Amigos, não queiram que seus filhos sejam cidadãos responsáveis, se você não o educa em casa

 Você que é pai, mãe ou responsável pela educação de crianças e jovens do nosso país, orientam esses estudantes a fazer seu próprio horário de estudos em casa? Você como responsável conhece os professores dos seus filhos? Você alguma vez visitou a escola? Você ajuda nas tarefas escolares?  (LEIA AQUI)

Cidadania