Pages

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Uma aula de campo para ficar na memória e no coração de todo/as.


Nesta quarta-feira, (19), os alunos da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros no distrito de Rocha Cavalcante, estiveram revisitando lugares onde a enchente de 2010 passou destruindo residências e sonhos.

A aula de campo realizado com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, faz parte de um projeto onde os jovens irão apresentar suas produções de textos, relatos e vídeos sobre a cheia que neste mês completou 09 anos.

Passar algumas horas no centro velho da Barra do Canhoto é bem marcante foi neste lugar que passei minha infância e começo da minha adolescência. Pisar na terrinha vem várias lembranças na minha memória, pequenos filmes/ imagens/ cheiros/ sons de uma época que a garotada fabricava seus próprios brinquedos.

Recordações como os banhos no Rio Canhoto, festas da padroeira Nossa Senhora de Lourdes, a rica feira livre que aos domingos recebia milhares de pessoas da região para comprar e vender de tudo, onde meus pais tirava o sustento dos 6 filhos vendendo galinhas de capoeira e tecidos, a chegada dos circos que movimentava o vilarejo e encantavam nós "MATUTOS", as idas / vindas para União de carro e, principalmente de trem apreciando belas paisagens da zona rural de União dos Palmares.

Por fim, relembrar minha antiga residência e moradas dos familiares onde aproveitei para tirar fotos. Sem falar do lugar especial onde aprendi as primeiras letras e números como aluno e atualmente sou PROFESSOR!!!

O antigo colégio foi derrubado alguns anos depois da última inundação. A nova construção fica situada no Conjunto Habitacional José Carrilho Pedrosa, onde residem a maioria da população da comunidade. A nova escola funciona neste espaço há 5 anos e recebe alunos do povoado e dos sítios vizinhos, a exemplo da Pindoba I e II, Esfrega Folha, Cavaco, Faz. Guanabara e Aliança entre outros.

Acompanhado da coordenadora Cleonice da Silva, os educandos iam recebendo orientações e ouvindo alguns adultos / idosos que estiveram na cena do dia 18 de junho de 2010. Nesse filme baseado em fatos reais ouvimos depoimentos tristes e assustadores, porém, com sorrisos tímidos ao falarem das vidas preservadas neste drama.

Viva Rocha Cavalcante!!!
Viva União dos Palmares!!!