Pages

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

1ª Semana do Idoso em União dos Palmares



PROJETO:
“1ª Semana de Conscientização ao Respeito e a Dignidade da Pessoa Idosa”.
           
 Existente há mais de 60 anos, a ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos Casa do Pobre Santo Antônio é a Instituição da SSVP – Sociedade de São Vivente de Paulo que vem se firmando como referência no que se refere ao cuidar da Pessoa Idosa de União dos Palmares – AL e região.

Essa referencia nos credencia a realizarmos eventos/atividades que levem a nossa sociedade a repensar em como estamos cuidando de nossos idosos, além de propiciarmos o Empoderamento social e moral de idosos para que eles sejam protagonistas de sua vida, desmistificando o atual quadro de desqualificação e desvalorização da Pessoa Idosa.

O Projeto surge da necessidade de realização de ações que levem a promoção da saúde, do bem-estar e da dignidade de nossos idosos, além da elevação da conscientização da sociedade para esse fenômeno mundial que é o aumento população idosa: Seus direitos e o desafio de cuidar.

Para a concretude desse Projeto, contaremos com as parcerias dos Poderes Públicos, Privado onde a partir de 25 de agosto, estaremos interagindo com Gestores de Escolas, ONGs, Entidades, Empresas, Conselho Municipal do Idoso, MP, Defensoria Pública, 2º Batalhão, em fim, com todos aqueles que direta ou indiretamente podem contribuir para a realização desse projeto que trata sobre o Idoso.

Palavras-chave: Pessoa Idosa; Desenvolvimento Social; Valorização; Respeito.

Tema: “1ª Semana de Conscientização ao Respeito e a Dignidade da Pessoa Idosa”.

Público Alvo: Pessoas Idosas, estudantes e comunidade em geral.

Justificativa:
  • Esse Projeto surge da necessidade de realização de ações que levem a promoção da saúde, do bem-estar e da dignidade de idosos, além da elevação da conscientização da sociedade para esse fenômeno mundial que é o aumento população idosa, seus direitos e o desafio de cuidar.
Objetivo Geral:
  • Realizar ações de Promoção à saúde, bem-estar e conscientização ao respeito e a dignidade da Pessoa Idosa do Município de União dos Palmares-AL.
Objetivo Específico:
  • Levar a comunidade idosa desse município ações de saúde, entretenimento;
  • Incentivar a Cultura do respeito à pessoa idosa;
  • Promover a afetividade entre idosos, crianças, adolescentes, jovens e adultos;
  • Reestabelecer/fortalecer vínculos familiares rompidos entre idosos e seus familiares;
  • Coibir ações que levem ao sofrimento de idosos que são vítimas de maus tratos, negligência, abandono e abuso;
  • Evitar a Institucionalização desnecessária de Idosos;
  • Conscientizar a sociedade sobre os Direitos dos Idosos e sua Importância para nossa sociedade.
Estratégias/atividades:
  • 28/09 – Serviços e promoção a saúde e lazer. Será realizado em praça pública, a partir das 15h e contará com a colaboração do Rotary Club, Isi – Instituto de Saúde Integrada, Secretaria de Saúde, Hospital São Vicente de Paulo;
  • 29/09 - Cultura: Exibição de filme. Também será realizado em Praça Pública a partir das 18h e terá a parceria do Rotary, da Secretaria de Infra Estrutura e da ONG Mãe Rosa;
  • 30/09 – Encontro com familiares de idosos acolhidos no Abrigo, Gestores da Assistência Social dos Municípios atendidos pela Entidade e CREAS. Acontecerá nas dependências da Casa do Pobre e será coordenado pelo MP e Defensoria Pública que estarão debatendo estratégias para o melhor viver do idoso Institucionalizado;
  • 01/10 – Caminhada pelas ruas da cidade. As escolas públicas e privadas levarão a temática sobre a Pessoa Idosa uma semana antes do evento à sala de aula e no dia da caminhada, seus alunos farão exposições de faixas e cartazes. Nessa caminhada também contaremos com a colaboração do Conselho Municipal do Idoso, do 2º Batalhão, SMTT, SEMED, Secretaria de Saúde, SEMAS, Grupo Moreira, Atlântica Motos, Cledisbel, Rotary Club, ONG mãe Rosa, Rádios, Sites e Blogs locais, Banda Fanfarra da Escola Monsenhor Clovis, Vicentinos, Universitários, etc.
Premissas e análise de risco
  • Contaremos com a presença do 2º Batalhão deste município para que seja garantida a segurança dos participantes;
  • Termos ambulância e equipe de primeiros socorros durante todos percurso da caminhada do dia 01/10, dia do Idoso;
  • Faremos um percurso curto durante a caminhada, devido à expectativa da presença em massa de pessoas idosas;
  • Ofertaremos água a pessoas idosas e crianças durante o percurso da caminhada.
Viabilidade Financeira:
  • Devido à escassez de recursos financeiros, esse projeto será realizado a partir de parcerias com o Poder Público e Privado, Empresários, além de ONGs e Entidades ligadas a causa;
Viabilidade Técnica:
  • Contaremos com a Coordenação Geral da Diretora Administra da Casa do Pobre Santo Antônio, a Sra. Ana Paula Moura de Melo Silva, a qual é idealizadora do mesmo;
  • Teremos no corpo técnico o Rotary Clube de União, a Direção do Abrigo e funcionários ligados à administração do mesmo.
Viabilidade Social:
  • Antes de se aplicar o projeto, foram consultados todos os que direta ou Indiretamente poderiam viabilizar sua realização. Com a ótima aceitação de todos, encaramos o desafio de concretizar esse sonho.
 
Ana Paula Moura de Melo Silva
DIRETORA ADMINISTRATIVA

Bárbara Heliodora Costa e Silva
PRESIDENTE DA OBRA UNIDA.
 

União dos Palmares – AL, 02 de setembro de 2015.