Pages

sábado, 29 de outubro de 2016

6 Anos do Blog JMarcelo Fotos: Da sociedade palmarina, podemos esperar o quê?


O Blog JMarcelo Fotos chega aos 6 anos de vida. Sendo o segundo blog em atividade na cidade de União dos Palmares. Mesmo que esse veículo tenha nesses dois anos um olhar voltado para a área educacional, já que estou lecionando, não deixo de informar outras coisas boas de minha terra.

Ao longo desses seis anos, a cidade onde nasceu Zumbi dos Palmares e Jorge de Lima não alavancou no quesito CULTURAL. O governo faz o tradicional: feijão com arroz básico, onde não passamos do mês de novembro, com o 20 de Novembro onde comemoramos o Mês da Consciência Negra.

Por que não tiramos algo de bom com a história do Quilombo dos Palmares? Onde viveu mais de 25 mil pessoas, na maioria escravizados trazidos do continente africano. Será que fora o 20 não poderíamos ter: Festival da Música Negra, Semana da Culinária Afro, Concurso do Mais Belo/a Negro/a, Exposição de Imagens Quilombolas ou Afrodescendentes, Inauguração de Estátuas dos Orixás (divindades do Candomblé, religião trazida pelos africanos),  Bloco de Músicas e Danças da Umbanda /Candomblé e tantas outros opções da cultura negra?

A mesma importância seria dada ao Poeta Jorge Mateus de Lima (O Príncipe dos Poetas), outros nomes como: o escritor Carlos Povina Cavalcante, a historiadora Maria Mariá de Castro Sarmento, a artesã Irinéia Nunes, e tantos outros artistas do Povoado Muquém e palmarinos.

Ao contrário da valorização, a cidade vem perdendo em educação. Nosso ano letivo há 4 anos (desde 2012) consecutivo vem amargando um legado: começa as aulas depois das instituições do Estado e das particulares e termina antes dessas escolas. Podemos esperar o quer dessa sociedade?  

União dos Palmares cresceu só seu espaço geográfico. A cidade sofre com o desemprego, salários atrasados, violência generalizada, péssimas condições da saúde e... Cadê o Lazer?

Então são essas "pautas" que vêm acontecendo, da qual eu não tenho interesse em registrar. Quem acompanha o blog, sabe que esses assuntos aqui passam longe.

Ano Novo se aproximando e com ele o desejo de MAIS reportagens culturais na Terra da Liberdade, mais sorrisos nos rostos dos palmarinos.

Que venham mais 29 de outubro para que possamos comemorar outros aniversários do Blog JMarcelo Fotos!!!  
 
 
 
 
l