Pages

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O crime que abalou União dos Palmares Por Roberto Ventura

Apesar de sua debilidade física, a funcionária pública municipal, Cleria Lilian Vilas Boas, 35 anos, conhecida como Kelly, era uma pessoa feliz, sorridente, simpática, extrovertida, ela jamais iria imaginar que seus dias de vida estavam próximos de acabar. Kelly participou ativamente da campanha vitoriosa de Beto Baia e Eduardo Pedrosa e por isso não parava de comemorar. Vez por outra, a encontrava em algum restaurante com amigos, trocando ideias, e sempre falava que estava muito feliz e realizada pela vitória nas eleições.

Em uma dessas comemorações com alguns amigos, no centro de União, depois de ingerir alguns copos de cerveja, ela se dirigi até a sua residência na companhia do amigo Alexsandro da Silva Ferreira, conhecido por Alex. Lá chegando, - ambos em estado de embriaguez -, ele pede para passar a noite, alegando que era madrugada e seria perigoso andar pelas ruas àquela hora. Clerian resolve então dar abrigo ao amigo e permitiu que ele ficasse até que o dia amanhecesse. Ela jamais imaginava que uma tragédia estava prestes a acontecer e que sua morte estaria tão próxima; Kelly é encontrada sem vida, deitada em uma cama.

Estava em minha residência quando através de um telefonema, tomei conhecimento de que Kelly estava morta e que provavelmente teria sido assassinada por esganamento – segundo pericia da Polícia Científica -. O crime ocorreu na madrugada do dia 28 de março de 2013, na rua Nova, centro de União dos Palmares.

Fui pego de surpresa e a pessoa ao telefone me falou que aparentemente ela teria sofrido um ataque fulminante. Perguntei sobre as condições em que o corpo de Kelly se encontrava, e o informante me disse que ela tinha manchas pelo corpo, principalmente na região do pescoço. Foi aí então que falei para não permitir que ninguém adentrasse a casa porque o local teria que ser preservado, pelas características em que o corpo foi encontrado, provavelmente teria ocorrido um assassinato, como de fato ocorreu.

De imediato entrei em contato com os colegas policiais civis que estavam de plantão naquele fatídico dia. Pedi também para que acionassem o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), o primeiro para fazer a perícia de local e o outro para remoção do cadáver.

Atendendo a muitos pedidos, resolvi então assumir toda a responsabilidade das investigações do rumoroso caso. Deixei outros afazeres para me dedicar exclusivamente de corpo e alma nas diligências, para provar que Alexsandro teria assassinado Kelly. Para mim era questão de honra descobrir o que na verdade teria ocorrido naquela noite e investigar para depois prender o acusado. Fui às emissoras de rádio e prometi que o suspeito – até então de paradeiro desconhecido – seria preso em um curto espaço de tempo.

No dia seguinte, fui determinado de forma oficial pelo então delegado regional Valdecks Pereira, para investigar o crime. A pressão de vários seguimentos a autoridade policial para esclarecer o brutal assassinato era muito grande; Direitos Humanos, Conselho Estadual da Mulher, membros do Partido dos Trabalhadores, parentes, amigos, e muita pressão da sociedade palmarina, sobretudo, da imprensa escrita e falada.

Iniciei as investigações procurando pistas em todos os locais em que vítima e acusado frequentaram naquele dia, principalmente os lugares em que ambos estiveram naquela noite. Tomei conhecimento de que a última localidade em que ela esteve foi no posto de combustíveis Santa Maria Madalena com alguns amigos e dentre estes estaria Alexsandro Ferreira.

Procurei ouvir todos aqueles que mantiveram contato com a vítima naquele triste dia, como também ouvi e conversei com pessoas que tinham amizade e conhecia de perto a índole, o aspecto e o modo de vida do provável assassino. Intimei várias pessoas as quais poderiam ajudar a esclarecer o caso, e que conheciam e tinham amizade tanto com Kelly quanto com Alexsandro. Eu não poderia prendê-lo sem as provas necessárias sobre o cometimento do crime, teria que ter elementos comprobatórios suficientes de que realmente ele teria assassinado Kelly, para que o mesmo não fosse preso e solto no mesmo instante. Em nenhum momento deixei-me levar pela emoção, agi, como sempre fiz em toda a minha vida, pela razão, deixando o coração de lado e agindo profissionalmente, procurando provas técnicas e testemunhais para comprovar a culpabilidade do acusado.

Depois de todas as provas, teria ainda que esperar o laudo da Policia Científica para saber e provar tecnicamente que ela teria realmente sido assassinada. Mas o tempo corria e as chances de uma fuga para outro estado era real, a qualquer momento Alexsandro fugiria, e aí ficaria muito difícil sua captura, porém, não poderia jamais prendê-lo sem as provas necessárias do crime, porque seria um risco muito grande. Certamente ele seria colocado em liberdade porque não haveria flagrante. O tempo foi um ótimo aliado para o sucesso das investigações e consequente prisão de Alexsandro Ferreira da Silva.

Depois das investigações, passei então a conversar com algumas pessoas para encontrar pistas que me levasse à captura do criminoso, e através de telefonemas, pessoas informavam sobre seu paradeiro. Várias informações que chegavam a mim eram desencontradas, elas davam conta de que o provável assassino estaria no conjunto José Tenório, em Maceió, outros afirmavam tê-lo visto na casa de uma irmã na Cohab Velha, outros ainda diziam que ele estaria em uma fazenda da região, outros comentavam que ele estaria se programando para fugir. Chequei todos esses locais, até que, descobri que Alexsandro estaria homiziado em uma residência nas proximidades do “Bar do Bode”, no município de São Jose da Laje. Sem perder tempo, me desloquei com os agentes Jânio e Flávio até a casa onde estaria o suposto assassino. Ao chegar ao local indicado por um informante, fizemos um cerco a casa onde ele estava e de imediato ordenamos que todos ficassem de costas para a parede, nesse momento, passei a perguntar o nome daquelas pessoas, já que não conhecia o acusado pessoalmente, e felizmente um deles disse que se chamava de Alexsandro. Nesse instante demos voz de prisão, e o conduzimos até a presença da autoridade policial.

No caminho, dentro do carro da polícia, Alexsandro contou sua versão. Ele disse que ao chegar à residência, a tia de Kelly teria oferecido bebida e a vítima havia recusado por se dizer cansada. Ela teria tomado banho indo dormir apenas de camisola, deixando a porta do quarto aberto e chamando-o para deitar com ela, o que somente o fez após a tia dela ter ido dormir. Ao acordar por volta das 3 horas, ela estava morta. Antes disso, porém, segundo o acusado, Kelly o teria chamado de “bixa” porque ele não quisera ter relações sexuais com ela, por conta disso, ele teria apertado no pescoço da vítima e quando a viu desacordada, resolveu sair discretamente, sem saber que a tinha matado. Essa é a versão do assassino. Nenhuma criança por mais inocente que seja acreditaria nessa versão, e com meus 30 anos de polícia, jamais poderia acreditar nem aceitar aquela história. Aquilo era um álibi muito fraco, sem coerência, fictício, inexistente.

O assassino ficou preso na carceragem da delegacia regional de União dos Palmares, mas devido à hostilidade dos outros detentos, e para garantir a integridade do custodiado, resolvemos então levá-lo até a delegacia de Santana do Mundaú, onde ele permaneceu por um bom tempo, depois, foi novamente transferido para a delegacia de União.  Alexsandro Ferreira foi a julgamento popular no dia de hoje no Fórum de União dos Palmares e foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado.

Fonte: Blog do Ventura

Palmarinos no You Tube















Adeus, grande líder!

O dia 05 de dezembro de 2013, entrou para a história, o mundo em luto com a morte de Nelson Mandela. A notícia foi transmitida pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, que disse: "Meus amigos sul-africanos, nosso amado Nelson Rolihlahla Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, foi embora(...) Ele está descansando. Ele está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai. Apesar de sabermos que esse dia chegaria, nada pode diminuir nosso sentimento de profunda perda”.

Jornais e sites de várias partes do planeta reproduziram a notícia, e logo, a comoção tomou conta das redes sociais; personalidades e organizações divulgaram suas opiniões/sentimentos através de discursos e notas públicas.

Nos últimos meses, a saúde de Mandela estava muito abalada em decorrência da infecção pulmonar, ele pouco ou nada dizia, e seguia as pessoas com o olhar. A família pretende realizar no dia 15 de dezembro um funeral mais íntimo, porém, a tradição africana determina o não impedimento de quem quer que seja de participar.

Ao longo desses dias, centenas de pessoas farão suas orações e homenagens dos mais diversos estilos. Cerca de 90 chefes de Estado e líderes mundiais também confirmaram presença no ato religioso oficial em memória de Mandela, que acontece hoje(10.13) no FNB Stadium (antes conhecido como Soccer City) para enaltecer a importância histórica na luta por justiça social, na garantia dos direitos humanos e no combate do racismo. Após essa cerimônia, o caixão de Mandela desfilará pelas ruas de Pretória de 11 a 13 de dezembro.

O nosso respeito e gratidão, que sua luta sirva de modelo por várias gerações. Axé!

Vá em paz!

Nascido em 18 de julho de 1918 no vilarejo de Mvezo, em uma nobreza tribal, Mandela foi o primeiro de sua família a concluir a educação formal e tornou-se advogado. Comandou a transição democrática na África do Sul e foi eleito o 1º presidente negro do país. Também se engajou no combate da Aids e conquistou o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Ele foi um líder revolucionário, lutou contra oregime segregacionista Apartheid, que vigorou por 44 anos na África do Sul, diferenciando os direitos e serviços públicos entre as quatro nações da população: brancos, negros, mestiços e indianos. Foi um homem simples e guerreiro, que lutou por paz e igualdade.


Fique sabendo

Outra curiosidade de Mandela é quanto às denominações que recebeu: Rolihlahla na língua Xhosa significa “pulando do galho de uma árvore”, “causador de problemas”, ou ainda “pestinha”. O nome Nelson ganhou da professora no primeiro dia de aula, isso era um costume já que os colonos britânicos não conseguiam pronunciar os nomes africanos. Aos 16 anos, Mandela passou pelo tradicional ritual Xhosa de iniciação na vida adulta e passou a ser chamado Dalibhuga que significa “criador ou fundador de um conselho (Corte)” ou “responsável por manter o diálogo”. Ele também é chamado por muitos sul-africanos simplesmente de “Tata” (pai); “Khulu” que é a abreviação de uBawomkhulu, que significa “avô”, ou ainda, “bom, supremo, grande”; e ainda, tem “Mandiba” o nome do seu clã que é muito mais importante do que o sobrenome, pois se refere ao ancestral da pessoa. No caso de Mandela, é o nome do chefe da tribo Thembu que governou a região de Transkei, no sudeste do país, no século XVIII. Chamar alguém pelo nome do clã é considerado uma atitude de respeito.

Fonte: Coluna Axé - 277ª edição – Jornal Tribuna Independente (10 a 16/12/2013) Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com