Pages

quarta-feira, 14 de março de 2012

Organizadores do Movimento "União Pela Paz" Fazem Balanço da Caminhada

O movimento União Pela Paz, que ganhou as ruas dia 06 de março, foi mais uma das mobilizações que veem ocorrendo no mundo, onde milhares de pessoas se organizam através de redes sociais e vão às ruas pedir paz ou reivindicar melhorias para a sociedade.

Aqui em União dos Palmares, jovens indignados com a onda de violência na cidade se organizaram, inicialmente, no Facebook e foram às ruas para cobrar das autoridades um maior empenho quanto à segurança do município.

A campanha anti-violência teve o apoio da população, que anda assustada pelas mortes e também pelos frequentes assaltos que estão acontecendo em União. No dia da caminhada essa mesma população vestiu branco. Diversas entidades estiveram presente no ato. Eram escolas, mototaxistas, Igrejas, associações comunitárias entre outras.

Neste último domingo, 11, alguns integrantes do MUPP se reuniram para avaliar os resultados da caminhada e para preparar o fórum sobre a violência. De acordo com Zema "a mobilização conseguiu resultados antes mesmo de ir às ruas, pois quando o grupo começou a divulgar a violência em União, antes mesmo da caminhada, chamou a atenção dos jornais de Alagoas". Além disso, as polícias Militar e Civil fizeram ações emergenciais no município. Quanto ao que compete ao município, o prefeito Areski Freitas adiantou que serão instaladas nesse mês câmeras de segurança, que visam inibir a ação de criminosos.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, designou novos promotores para atuarem na 3ª Promotoria, em União dos Palmares. O promotor Antonio Luiz Vilas Boas será o titular do município contando com o auxílio da promotora Carmen Silvia. A organização conseguiu atrair a atenção da impresa de Alagoas como do pais também.

Nos próximos dias estar previsto a realização de forúm onde serão discutidas ações para combater ou amenizar a onda de medo que se instalou na cidade. Serão chamados autoridades e sociedade para contribuir na luta contra a violência.



Acima fotos da última reunião realizada dia 11 de março.

"Amo União" Andreson Rodrigo de Lima Melo

Trabalhando a 8 anos como Assistente Administrativo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Andreson Rodrigo de Lima Melo, 26 anos, disse ao blog que não tem vontade de morar em Maceió, mesmo sendo natural da capital e viajando todos os dias, por causa do trabalha e estudo. Em junho ele volta a estudar na UFAL. Vai cursar Engenharia da Computação.

Com todos os motivos para morar em Maceió ele diz que prefere ficar em União dos Palmares. O que o motiva no interior é conhecer bastante gente. Ele acredita que no interior as amizades são mais próximas, "já que não temos tanta correria", diz.

Apesar de tudo, Bob (como é chamado pelos amigos) reconhece que "União já foi uma cidade mais sossegada". Para ele, o que há de ruim na cidade é o seu crescimento desordenado, que faz surgir novos comércios sem planejamento e sem seguir o Plano Diretor. Andreson Melo diz que existe falta de organização na cidade. Um exemplo segundo ele é a Av. Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, "que é muito bonita, mas as feiras diárias deixam lixo no lugar e privam as pessoas de passear, sentar nos bancos e ver um lugar bonito".

Andreson diz que não liga pra fama de "reclamão". Diz que está fazendo sua parte e não entra na vida pessoal de ninguém, quando faz comentários nas redes sociais. Como um dos organizadores do Twittão, Andreson Melo falou que as redes sociais estão em alta, os encontros além de proporcionar você conhecer os amigos virtuais, debatem assuntos de interesse geral e que, no futuro, esses encontros irão se fortalecer.

Faça como Andreson Melo funcionário da Universidade Federal de Alagoas. Siga o blog e seja matéria aqui!!!