Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2013

TV Gazeta grava com capoeiristas palmarinos


Com a aproximação das comemorações do Mês da Consciência Negra 2013 os veículos de comunicações, Tv, rádio, site/blogs e jornais impressos, já começam a procurar informações sobre o líder negro Zumbi dos Palmares e a Serra da Barriga, local onde os escravos moravam.

A TV Gazeta já se antecipou e gravou para seus programas. Uma equipe veio a União dos Palmares e conversou com os grupos culturais, capoeiristas e autoridades para saber como andam as condições do platô da serra e a importância de Zumbi para a cultura afro brasileira. Próxima quarta-feira, 06, quem estará na cidade é uma equipe da TV Pajuçara.

Segundo Mestre Elias "Coelho", presidente da Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares (ACQP) e capoeirista há 20 anos, "é importante esse espaço para divulgação da luta e arte da capoeira". Mestre Elias completa dizendo que "esse resgate, a valorização que os capoeiristas dão a arte é o que nos manténs vivos". Para ele, o dia 20 de novembro é uma data para a reflexão da luta do movimento negro.

Há 27 anos o músico e radialista Nel do Reggae foi o responsável por trazer a capoeira para o município. Ele ainda acredita que a cidade será melhor paras os negros e quando respeitar a sua cultura. Mas isso só irá acontecer quando o governo e população acordarem para a grandiosidade deixada em nossas terras pelos guerreiros.

A secretária de cultura Genisete Lucena também foi entrevistada pela equipe da TV Gazeta. Genisete falou das formações dos quilombos e sua importância para a época.

Nos próximos dias 16 e 17 de novembro acontecerá o III Fórum Palmarino de Capoeira.

O programa Terra e Mar será exibido dia 16 de novembro.

Minha História de Vida Por Dina Gabriel

União dos palmares, cidade rica em história e banhada pelo lendário Rio Mundaú. Foi em União que eu nasci, tenho saudades pois gostaria muito de ter crescido nela, estudado e ter conhecido um pouco mais de sua história.

hoje eu moro em Porto Velho, Rondônia, é graça ao nosso amigo José Marcelo com esse seu trabalho maravilhoso que tenho contato quase que diariamente com a linda historia da cidade de União dos Palmares, não só da zona urbana, mais também da zona rural, viajo no tempo com suas fotografias deslumbrante, e nelas que eu revivo a minha infância ao ver aqueles lugares onde eu vivi e onde por algum tempo passei, vejo também pessoas que não a vejo bastante tempo.

Em Porto Velho estudei me formei e tive meu filho Gabriel. gostaria muito de volta para minha cidade mais alguns fatores me impede para que isso venha acontece, mais tenho muito orgulho de filha de União dos Palmares.

 Mande sua História de Vida, para o e-mail jmarcelop_7@hotmail.com

3ª Trilha Serra da Barriga


Capa do disco de Roberto Beckér


Click nas fotos para ver em tamanho Normal