Pages

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Atriz Chica Xavier junto com os palmarinos

ator Clementino Kelé
 Em uma das fotos o ator Clementino Kelé, esposo de Chica Xavier.
ator Clementino Kelé

“Domingo no Parque Infantil Antenor Uchôa” Joaquim Maria

Antigo Parque Infantil Municipal, Antenôr Uchôa inaugurado em 1964... Foto Genisete Lusena

Antigo Parque Infantil, inaugurado em 1964... Foto Kelly Cristina
Hoje, o ambiente de diversão coletiva está cada vez mais difícil nas grandes e até nas pequenas cidades brasileiras, fato este que precisaria de uma maior atenção das autoridades no sentido de preservar estes espaços de lazer e de sociabilização das pessoas que vivem numa mesma comunidade.

Com a chegada das novas tecnologias e a quase extinção desses ambientes, nos resta recordar dos momentos em que passamos nos parquinhos de diversão das pequenas cidades, que ficaram sem público; trocados por vídeo games e computadores.

Em União dos Palmares, entre as décadas de 70 e 80, o domingo da criançada era preenchido com as brincadeiras no playground no Parque Antenor Uchôa que ficava onde hoje é a “Praça de Alimentação”.

No parque, as crianças eram motivadas a gastar a sua energia através dos diversos brinquedos que o parque ofertava gratuitamente e o que transformava o local em uma grande festa no domingo à tarde.

Os pais levavam seus filhos para uma tarde de diversão e lazer. Era o momento mais esperado pela garotada da nossa cidade. Um lazer e um prazer indescritível invadia a alma das crianças e adultos que frequentavam o local. Todos embebidos pela satisfação de poder correr, pular, suar e principalmente; porque aquele tipo de atividade fazia muito bem a saúde; hábito que atualmente não é oferecido pelos atuais brinquedos eletrônicos.

Os vendedores ambulantes também contribuíam para a diversão das crianças oferecendo guloseimas e comidas simples a todos os frequentadores. Tinha laranja lima,doce feito mel; descascada por uma pequena máquina manual, que retirava a casca do fruto, transformando-a em  longas tiras; amendoins, rosário de coco, rolete de cana, balas e chicletes Ping Pong ou Ploc; refrigerantes,  cachorros quentes e outros quitutes mais.

O parque fechava por volta das 18 horas, o que causava o descontentamento das crianças. Mas todos saiam felizes por ter passado uma tarde repleta de brincadeiras saudáveis e seguras no pequeno parque da Rua Marechal Deodoro, no centro de União dos Palmares; já pensando no próximo domingo. 
 

Beto Baia e Mano voltam a se enfrentar na Corte Eleitoral

Julgamento do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral pode tirar atual prefeito do mandato

Na próxima segunda-feira, dia 30, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/AL) julga dois recursos que podem mudar o atual cenário político de União dos Palmares. 

Um pede a reforma da sentença de cassação do prefeito Beto Baía (PSD), e o outro pede o afastamento dos gestores cassados - Baía e Eduardo Carrilho Pedrosa (PMN), vice -, já que o juiz Ygor Figueiredo cassou os diplomas, mas manteve prefeito e vice nos cargos, até o transitado julgado da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), interposta pelo candidato derrotado, Manoel Gomes de Barros, o Mano (PSDB).

Baia e Pedrosa foram cassados pela suposta prática de abuso do poder econômico, caracterizado pela distribuição de cestas básicas pela Usina Laginha - que apoiou a coligação ‘Uma Nova União Para Todos’, durante as eleições de 2012 -, com o intuito de angarinhar votos.

Já o recurso interposto pelo ex-governador Mano pede que os cassados também sejam afastados da prefeitura de forma imediata. 

Monocrática

Além da Aije, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) foi proposta por Mano contra Beto Baía. Ambas foram motivadas pelos mesmos fatos, o que levou o juiz a proferir uma sentença unificada, onde extiguiu a Aime por intempestividade - fora do prazo regulamentar -, e julgou procedente a Aije, que afastou os vencedores na eleição. 

O desembargador eleitoral Luciano Guimarães acolheu o parecer do Ministério Público Eleitoral argumentando que a sentença apresenta problemas e determinou que os autos do processo da Aime retornem ao juiz de primeiro grau. Além disso, o desembargador declarou nula a sentença que extinguiu a Aime, alvo de recurso apresentado por Mano. 

Uma terceira ação interposta contra os gestores cassados também tramita na Justiça Eleitoral, é o Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED).

Fonte: Tribuna Hoje

Palmares deixou alguma herança cultural para os dias de hoje?

O Quilombo dos Palmares, sob a pessoa de Zumbi dos Palmares, deixou ao Brasil uma herança histórica e cultural riquíssima; e a história dos Palmares e seu líder ficou imortalizada e caracterizada como símbolo da luta contra o trabalho escravo em nosso país e, posteriormente, como símbolo da consciência negra.

Muitos movimentos de emancipação e lutas contra a desigualdade social e o racismo no Brasil, principalmente liderados por classes minoritárias, posteriores ao Quilombo dos Palmares, foram inspirados no exemplo dos Palmarinos, como a Revolta do Malês (Salvador-1835), onde negros muçulmanos radicados pela escravidão no Brasil propunham o fim do catolicismo e a instauração de uma monarquia islâmica, além da escravidão aos não muçulmanos (brancos, mulatos e negros); e a Revolta da Chibata, em novembro de 1910, liderada pelo marinheiro descendente de escravos João Cândido, onde os militares da marinha protestavam contra os castigos impostos às faltas graves, que incluíam açoites à chibatadas (daí o nome da revolta).


O protesto culminou num motim de mais de 2.400 militares na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a então capital do Brasil.


A data da morte de Zumbi (20 de novembro) é tida, desde 1995, como um dos feriados nacionais, o Dia Nacional da Consciência Negra: por todo país, é disseminada a ideia de luta contra a discriminação racial, a conquista de direitos por parte dos representantes da raça negra, e é também uma data que nos traz à memória a consciência de igualdade sob todos os pontos de vista sociais.


Além da memória histórica valorosa em relação à luta de uma classe e de um povo, o “fenômeno dos Palmares” nos deixa um legado cultural, através da arte da capoeira, que Zumbi utilizava como técnica de guerra com seus liderados. Outra informação importante: o Brasil é conhecido de norte a sul do país e também fora dele, dentre outras muitas manifestações culturais, pela expansão da dança oriunda da África, que se popularizou em terras tupiniquins.


Temos também uma forte influência no contexto artístico do Brasil, pois a história dos Palmares e de seus heróis influenciou e inspirou filmes como: “Ganga Zumba" (1963) e "Quilombo" (1983), ambos do cineasta Cacá Diegues. Também há inúmeros registros escritos, culturais e históricos, em uma vasta bibliografia sobre o tema.


Zumbi e um pouco de sua história são mencionados em diversas músicas, como: “Apesar de cigano” de Atay Veloso e cantada por Jorge Vercillo no álbum “Leve”. Ele é homenageado com o título de um álbum de Gilberto Gil: “Z300 Anos de Zumbi”.


Intitula o nome da banda “Nação Zumbi”, antes chamada de “Chico Science e Nação Zumbi”, modificada após o falecimento de seu vocalista, que também dava nome à banda. Além de muitas outras manifestações culturais na música, poesia, cinema, política e outros.


Podemos ver o nome de Zumbi e do Quilombo dos Palmares sendo tributados em diversos locais, como nomes de faculdade, ruas, bairros e municípios, aeroportos, instituições e afins.


O Quilombo dos Palmares ainda é tido como a maior e mais longa experiência de protesto e luta da ordem escravista de todos os tempos. De um todo, a história dos Palmares é uma das coisas que confere a identidade do povo brasileiro.


Fonte: Allan