Pages

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Beto Baia e Mano voltam a se enfrentar na Corte Eleitoral

Julgamento do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral pode tirar atual prefeito do mandato

Na próxima segunda-feira, dia 30, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/AL) julga dois recursos que podem mudar o atual cenário político de União dos Palmares. 

Um pede a reforma da sentença de cassação do prefeito Beto Baía (PSD), e o outro pede o afastamento dos gestores cassados - Baía e Eduardo Carrilho Pedrosa (PMN), vice -, já que o juiz Ygor Figueiredo cassou os diplomas, mas manteve prefeito e vice nos cargos, até o transitado julgado da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), interposta pelo candidato derrotado, Manoel Gomes de Barros, o Mano (PSDB).

Baia e Pedrosa foram cassados pela suposta prática de abuso do poder econômico, caracterizado pela distribuição de cestas básicas pela Usina Laginha - que apoiou a coligação ‘Uma Nova União Para Todos’, durante as eleições de 2012 -, com o intuito de angarinhar votos.

Já o recurso interposto pelo ex-governador Mano pede que os cassados também sejam afastados da prefeitura de forma imediata. 

Monocrática

Além da Aije, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) foi proposta por Mano contra Beto Baía. Ambas foram motivadas pelos mesmos fatos, o que levou o juiz a proferir uma sentença unificada, onde extiguiu a Aime por intempestividade - fora do prazo regulamentar -, e julgou procedente a Aije, que afastou os vencedores na eleição. 

O desembargador eleitoral Luciano Guimarães acolheu o parecer do Ministério Público Eleitoral argumentando que a sentença apresenta problemas e determinou que os autos do processo da Aime retornem ao juiz de primeiro grau. Além disso, o desembargador declarou nula a sentença que extinguiu a Aime, alvo de recurso apresentado por Mano. 

Uma terceira ação interposta contra os gestores cassados também tramita na Justiça Eleitoral, é o Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED).

Fonte: Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!