Pages

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Funcionário do IBGE Lança Livretos Sobre Nossa Cultura

José Carlos F. da Silva é Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE. Ele está lançando uma coleção de livretos com informações de União dos Palmares. No total são três livros: Guia Turístico (principais pontos turísticos); União dos Palmares (aspectos físicos, demográfico e retratando o desenvolvimento municipal) e Pedra do Negro Sueca. Além dos livretos, ele produziu um folheto dedicado ao Povoado Muquém.

A inspiração de fazer os livretos veio de sua curiosidade em conhecer mais a nossa história e cultura, mas sem muitas pretensões acadêmicas. Ele foi colhendo as informações da formação da sociedade palmarina e percebeu que poderia resultar em algum trabalho.

Em sua opinião, muitos dos palmarinos não conhecem a origem do município. Até os lugares mais conhecidos, como a Serra da Barriga e Muquém, não têm a devida valorização. Nos livretos, José Carlos destaca uma visita ao sítio Sueca de Baixo, na zona rural do município. Lá se encontra uma pedra de grande extensão e altura, onde o Negro Sueca treinava o exército de Zumbi. Segundo os moradores do local, ainda hoje, é possível ouvir os cantos, danças e gritos de liberdade.

Os livretos são um resumo do que temos de melhor em nosso município e pode ajudar os palmarinos a compreender melhor nosso passado e, portanto, se identificar com ele. Na dedicatória José Carlos menciona os nomes dos colaboradores Josimar Gomes, Ana Paula dos Santos Pedroza, Wenndell de Azevedo Amaral e Rosicleide Santos de Lima, Agentes de Pesquisas e Mapeamento.

Para maiores informações sobre os livretos entre em contato com o José Carlos, através do fone (082) 3281-1865.



Click para ver maior

Rádio Zumbi Completa 4 Anos de Sucesso!

No último dia 20 de novembro a Rádio Zumbi FM 87,9 completou 4 anos de vida. A rádio, que é comunitária, vem desempenhando bem o seu papel: informar e prestar serviços a toda a sociedade palmarina.

Nesta quarta-feira, toda a equipe se reuniu na Churrascaria Afro Brasil, para comemorar o aniversário da rádio caçula de União. No encontro estavam presentes Sérgio Rogério, João Paulo Farias, Franco Maciel, Sílvio Sarmento, Nivaldo Marinho, Anthony e Jessica Frazão e Dallas Diego.

O radialista Sílvio Sarmento, que tem uma longa carreira dedicada ao rádio no Brasil, é quem comanda e coordena a programação da Rádio Zumbi. A emissora mesmo com um elenco pequeno, porém de qualidade, vem fazendo um trabalho que já se tornou conhecido na cidade de União dos Palmares e região.

O Programa Mesa Z, que é líder de audiência no horário das 12h, já entrevistou personalidades dos mais diversos seguimentos da sociedade palmarina, alagoana e brasileira. O Programa Mesa Z irá completar 02 anos em janeiro próximo.

A rádio que tem na sua programação musical uma das mais elogiadas pelos palmarinos, vem conquistando ouvintes a cada dia. A todos da equipe, colaboradores, funcionários e parceiros o meu desejo de muito sucesso.

Sílvio Sarmento, Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Marcelão, o cantor jamaicano Clinton Fearon e Nel do Reggae, na Churrascaria Afro Brasil.

Palmarinos Enfrentam Pernambucanos no Ringue


Acontecerá dia 10 de dezembro o 6º GF: o grande desafio entre Alagoas e Pernambuco de luta. As lutas, que terá a participação de Juliano Gladiador - PE e Jeferson Pit Bull - AL, serão com as mesmas regras do MMA.

Ao todo serão 7 lutas. A organização WMA de Artes Marciais do Estado de Pernambuco, transmitirá o evento ao vivo, através da internet. O evento contará com a presença do Shihan George Leal.

O evento será promovido pelo empresário e lutador Evandro Silva