Pages

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Alunos da Antonio Gomes visitam pontos turísticos, históricos e educacionais de União dos Palmares

Hoje, 02, um grupo de alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, situada no distrito de Rocha Cavalcante, participou da aula de campo "Trilhas Palmarinas: Metodologias de Ensino em Espaços Socioculturais, Históricos e Ambientais da Cidade de União dos Palmares" que faz parte do projeto Nós Propomos com o professor Dr. José Lidemberg de Sousa Lopes do Campos V. 

O estudo do meio ambiente proporciona aos estudantes palmarinos um olhar mais atento sobre o município. Não apenas prestar atenção nas modificações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nos espaços geográficos, além disso possibilita ao estudante valorizar e passar adiante o que foi apreendido.

A cada parada os alunados iam se empolgando com o roteiro. A velha estação ferroviária, nos tempos áureos movimentava a economia de União dos Palmares, era ponto de chegada e partida de pessoas e mercadorias, hoje, encontra-se abandonada em toda o país. Apenas as linhas de Maceió, Satuba e Rio Largo funcionam aqui em Alagoas.

As informações recebidas in loco pelos adolescentes farão diferença em suas próximas visitas a esses locais. Também estavam incluídos no roteiro a praça e Escola Estadual Rocha Cavalcanti, Museu Maria Mariá, Casa Jorge de Lima, rua / comércio e finalizando no Campus Zumbi dos Palmares da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), as margens da BR 104. 

A diretora do Rocha Cavalcanti, Maria Aparecida Lopes (Cidinha), recepcionou os alunos e explicou como funciona a escola nos dias de hoje. O colégio que junto com o prédio onde nasceu o poeta Jorge de Lima são os únicos tombados aqui no município.

Queremos aqui deixar registrado os nossos agradecimentos ao professor Lidemberg Lopes, a professora Cidinha, a monitora Valquíria da Silva e principalmente a direção da escola Antonio Gomes, nos nomes de Sandra Vieira, Bernadete Lourenço (Bel), e da coordenadora Cleonice da Silva por não medir esforços para o aprendizado dos estudantes.



#É amanhã #Saúde


A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, é uma vacina que torna a criança protegida contra 3 tipos diferentes do vírus que causa esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil.
Para garantir a melhor proteção é preciso tomar 5 doses da vacina, sendo recomendado pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) que as primeiras 3 doses devem ser aplicadas por meio de uma injeção (VIP) no músculo da coxa do bebê e as outras 2 doses podem ser feitas por injeção ou por gotinhas orais (VOP).
Desta forma, a vacinação completa contra poliomielite deve estar de acordo com o esquema:
  • 2 Meses: através de injeção - VIP;
  • 4 Meses: através de injeção - VIP;
  • 6 Meses: através da injeção - VIP;
  • 15 Meses: aplicadas 2 gotas na boca ou injeção - VOP ou VIP;
  • 4 Anos: aplicadas 2 gotas na boca ou injeção - VOP ou VIP.
  • Assim, todas as crianças até os 5 anos devem participar do programa da vacinação contra a poliomielite e é importante que os pais levem a caderneta de imunização para registrar a administração das vacinas. Veja quais as outras vacinas que fazem parte do calendário de vacinação infantil.
  • Preço da vacina contra poliomielite
  • A vacina contra poliomielite é gratuita e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, devendo ser aplicada nos postos de saúde por um enfermeiro ou técnico de enfermagem.Quando tomar a vacina
    A vacina contra a paralisia infantil deve ser feita a partir das 6 semanas de vida e até os 5 anos de idade. No entanto, pessoas que não fizeram esta vacina podem fazer a vacinação, mesmo na idade adulto.

    Como deve ser o preparo

    Para tomar a vacina injetável (VIP) não é necessário qualquer tipo de preparo especial, no entanto, caso o bebê faça a vacina oral (VOP) é aconselhado interromper o aleitamento materno até 1 hora antes, para evitar o risco de golfar. Caso o bebê vomite ou golfe após a vacina, deve-se fazer uma nova dose, para garantir a proteção.

    Quando não se deve tomar

    A vacina contra poliomielite não deve ser administrada em crianças com sistema imune enfraquecido causado por doenças como AIDS, câncer ou após transplante de órgãos, por exemplo. Nesses casos, a crianças deve primeiro ir no pediatra e, caso este indique a imunização contra a poliomielite, fazer a vacina em Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais.
    Além disso, a vacinação deve ser adiada no caso da criança se encontrar doente, com vômitos ou diarreia, pois a absorção da vacina pode não ocorrer. Saiba quando a vacinação é contraindicada.Possíveis efeitos colaterais da vacina
    A vacina contra a paralisia infantil raramente apresenta efeitos colaterais, mas quando estes surgem são a febre, mal estar, diarreia e dor de cabeça. Caso a criança comece a apresentar sintomas de paralisia, uma complicação extremamente rara, os pais devem levá-la ao hospital o mais rápido possível. Veja quais os principais sintomas de poliomielite.
    Além desta vacina, a criança precisa de tomar outras vacinas como contra a Hepatite B ou Rotavírus, por exemplo. Conheça o calendário completo em: Calendário de vacinação do bebê.