Pages

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Projeto Antonio Gomes reconhece potencial da cultura afro-brasileira

Na última terça-feira, 20, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A data celebra a memória dos guerreiros quilombolas e do seu maior líder Zumbi dos Palmares. Nessa semana festiva a Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros apresentou para a comunidade escolar e visitantes o projeto “União dos Palmares revive em mim, sou Filho do Quilombo, Negro Sou!!!”. O projeto engloba diversas atividades desenvolvidas pelos professores que abordam temas como racismo, o surgimento do quilombo e seus principais nomes. 

Há 5 anos a escola Antonio Gomes vem abordando temas relacionados a questão da negritude no município através de exposições e atividades em sala de aula. O Projeto Afro é coordenado pelo professor José Marcelo. A exposição desse ano teve um espaço para interação dos alunos e visitantes nos corredores da escola. Todos poderiam colorir alguns dos desenhos espalhados pela mostra.

Entusiasmados os estudantes prestigiaram nesta tarde uma dramatização teatral (Destruição de Palmares), dança (Dandara), leitura de livro (Menina bonita do laço de fita), poesia (Me gritaram negra), gráficos (Porcentagem de negros no Brasil, Nordeste e Alagoas), capoeira e concurso do mais belo e bela estudante negro. 

A cada apresentação ficava nítido a felicidade dos professores e alunos envolvidos no evento ao tempo que TODOS estavam torcendo para o sucesso dos companheiros. 

Foi justamente neste clima de solidariedade que foram feitas falas da direção e coordenação da escola. "Quero agradecer o comprometimento dos profissionais e alunos a cada ação proposta pela Secretaria de Educação de União dos Palmares (SEMED). O que vocês estão apreciando nesse momento é uma super aula enriquecedora que vocês vão levar para a vida" falou Cleonice da Silva. 

Em 06 de fevereiro de 1694 o Quilombo dos Palmares foi destruído pela tropa de Domingo Jorge Velho. A invasão deixou um banho de sangue onde negros, índios e brancos pobres foram exterminados. E, precisamente, hoje vimos a força dos discentes e o pertencimento sobre a cultura palmarina que é conhecida no mundo pelo legado de liberdade que tanto lutou os militantes que viviam no Quilombo dos Palmares. 

Viva Zumbi dos Palmares!!!