Pages

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cuidados com a saúde no verão. Por Marcos Aurélio Nunes


O verão é a estação mais esperada do ano, porém, alguns cuidados devem ser tomados. A ingestão de frutas e comidas leves ajuda a quem pretende manter um corpo saudável. Não devemos esquecer-nos de ingerir líquidos, pois esses irão nos ajudar no processo de hidratação; sucos de frutas naturais e água de coco são sempre bem-vindos.

Nos dias atuais e, precisamente, nesse período, muitas pessoas querem mostrar um corpo mais curvilíneo, no caso das mulheres; e os homens um corpo mais definido, malhado, sarado. O perigo está justamente aí. O culto ao belo, que tem sua origem no período greco-romano, com os guerreiros, onde todos tinham um corpo definido devido aos esforços físicos e batalhas. Eles são espelho para os jovens, além da própria mídia, que divulga “o ser belo” como sinônimo de saúde, porém, muitos utilizam de artifícios que podem ocasionar grandes problemas para a saúde.

O mito “Gisele” talvez seja o mais copiado pelas mulheres – o efeito top model. O sonho do corpo magro, esbelto pode vir acarretar anorexia ou até mesmo bulimia, alguns dos transtornos alimentares. As academias superlotam e o que mais chama a atenção é o fato de querer perder peso ou ganhar massa muscular em curto período de tempo, ou seja, da noite para o dia.

Muitos se esquecem que temos o metabolismo diferenciado, onde alguns podem ganhar ou perder massa com maior facilidade, ou não. Não conformados com um período de médio ou longo prazo para ter o tão sonhado corpo das celebridades entra em ação os suplementos alimentares e os esteróides anabólicos. Os anabolizantes por sua vez não devem ser recomendados e muito menos utilizados por aqueles que frequentam as academias, pois o uso desses pode causar grandes danos à saúde.

No caso das mulheres o aparecimento de pelos, alteração na voz, corpo masculino são apenas algumas das características; nos homens impotência sexual, calvície, desenvolvimento irreversível das mamas. Porém, riscos maiores acontecem, tais como: problemas cardíacos, câncer, derrame cerebral, alterações no comportamento como o aumento da agressividade, aparecimento de acne. Ao todo, mais de 69 efeitos já são documentados.

Mais o que são os esteróides anabólicos? São substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular e o desenvolvimento de características masculinizantes. O uso desse esteróide teve inicio em 1930 por alguns fisiculturistas e alguns atletas que buscavam o desenvolvimento muscular rápido e melhora de desempenho. O que muita gente não sabe é que os anabolizantes têm uso na medicina, para os casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos. Os médicos receitam doses de, no máximo, 15 mg enquanto que alguns fisiculturistas chegam a tomar 300mg. Ah! Lembrando que são ministradas em doses terapêuticas e apenas com prescrição médica.

Está aí a dica: Quer um corpo saudável? Tenha o hábito de sempre fazer algum exercício físico. Comece aos poucos, uma caminhada de 30 minutos por dia três vezes por semana, uma alimentação balanceada, hidratação sempre e o acompanhamento de um profissional especializado. Nada de exageros! Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição.

Marcos Aurélio Nunes

Academico do Curso de Ed. Física, Faculdade Estácio de Alagoas - FAL

Prof. de Ciências e Ed. Física.

(82) 9184-1746