Pages

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dona Helena Baía


Na minha vida sempre tive o privilegio de estar rodeada de mulheres extraordinárias a exemplo de minha mãe, minhas avós, tias, irmãs, professoras, etc.

Porém hoje gostaria de homenagear em particular a minha avó paterna Dona Helena Baia, mulher que muitos aqui conheceram ou no mínimo já ouviram falar. Chegou em União dos Palmares em 1935, já em 1948 seu marido o Dr. Benon Maia Gomes falece aos 48 anos de vida, vitima de problemas do coração. E ela viúva aos 39 anos de idade assume todas as responsabilidades do patrimônio da família e a criação dos seus 08 filhos.

Mulher de fibra, mãe, administradora, e honesta deu conta do recado, sua vida é exemplo para todas as mulheres, principalmente as palmarinas. Nunca tive notícia de alguém que questionasse sua conduta. Conquistou respeito e admiração de todos através do seu trabalho e de sua conduta.

Apesar dos preconceitos da época, ela ultrapassou barreiras e travava de igual com todos os fazendeiros, comerciantes e políticos de sua época.

Sua contribuição para o desenvolvimento deste município foi muito grande, como proprietária e administradora, gerou dentro de seu patrimônio emprego para centenas de famílias que trabalhavam e viviam em sua propriedade em condições dignas, com escola, assistência mêdica e um comércio próprio. Dentro de seus princípios sempre respeitou o direito de seus trabalhadores.

É uma história muito rica de detalhes. A admirável Helena Baia faleceu em 2009 com 100 anos. Que DEUS esteja sempre ao seu lado.

Izabel Maia Gomes

Fotos Especiais

Quem são?

Câmara Municipal de União dos Palmares

Antes
Durante alguns anos

Hoje
Câmara Municipal de União dos Palmares
Endereço: Rua Rui Barbosa, 05 - Centro - União dos Palmares/AL
CEP: 57800-000
Fone: (82) 3281-3000 / Fax: (82) 3281-3300
E-mail: cmuniaodospalmares@hotmail.com