Pages

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Projeto Fundação de Portas Abertas leva cultura negra para União dos Palmares



Cartaz do evento

O projeto Fundação de Portas Abertas, da Fundação Cultural Palmares, chega a segunda edição e promoverá uma semana cultural com atividades gratuitas em União dos Palmares, Alagoas. O evento tem o intuito de apresentar seu espaço físico da entidade e promover um encontro entre quilombolas, estudantes e agentes culturais do Estado para ações de fomento e difusão de manifestações culturais negras.

O encontro acontece entre 26 e 30 de agosto com a exposição “Capoeira: sonhos, lutas e liberdade” de Rafael Carneiro, além de apresentações de capoeira, oficinas de expressões culturais negras, hip hop, break, rap, exibição de filmes e debates sobre a contribuição do negro para construção da identidade brasileira.  E contará ainda com a participação da cantora Janaína Martins, do Grupo União Espírita Santa Bárbara, que apresentará um  repertório de música afro.

As ações do projeto serão realizadas na sede da Fundação Palmares, localizada na Rua Antônio Honorato da Silva, 236, Centro. No dia 30 de agosto, a atividade acontece na comunidade Quilombola Muquém.

Para a representante regional da Fundação Palmares, Maria José da Silva, o evento é uma oportunidade para atender jovens e grupos culturais da cidade que têm poucas opções de acesso à cultura. “Nossa intenção é fazer uma conexão da sociedade com a Palmares, deixar o público mais próximo das ações que desenvolvemos para que todos possam participar, interagir e dar sugestões”, ressalta.

A primeira edição do Fundação de Portas Abertas, realizada em maio deste ano, recebeu aproximadamente 150 pessoas entre alunos de escolas públicas e da universidade estadual, representantes da Secretaria da Juventude e de Cultura do município, vereadores, capoeiristas, representantes do movimento negro, blogueiros, jornalistas e sociedade civil.

Serviço:
O quê? Fundação de Portas Abertas
Quando? De 26 a 30 de agosto
Onde? Sede Fundação Palmares, Rua Antônio Honorato da Silva, 236, Centro, União dos Palmares
Quanto? Grátis

Projeto Literatura em foco prossegue até sexta-feira, em União

Prossegue até a próxima sexta-feira, 23, o Projeto Literatura em Foco, do Educandário Olímpia Augusta dos Santos, em União dos Palmares, quando haverá a exibição de filmes produzidos pelos alunos da escola, baseados em clássicos da literatura brasileira. A festa de encerramento será às 20 horas, na sexta-feira, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Na terça-feira, 20, a escola realizou um sarau literário quando foi feita homenagens a quatro poetas da Terra de Zumbi: Emanuel Galvão; Paulino Vergetti Neto, Gonzaga Leão e Olívia de Cássia Correia de Cerqueira, jornalista da Tribuna Independente, que esteve presente à cerimônia.

Os demais homenageados não puderam comparecer e justificaram a ausência. A atividade teve a presença da comunidade escolar: pais, alunos e professores do educandário Olímpia Augusta dos Santos. Alunas do ensino médio declamaram as poesias dos homenageados, escolhidas pelos professores da escola.

O escritor Paulino Vergetti enviou seu filho para representá-lo; Emanuel Galvão estava participando de atividades do Mês do Folclore e Gonzaga Leão também teve outra agenda.

Antes das homenagens aconteceu uma palestra sobre literatura, ministrada por uma  professora representante da editora Positivo, de Minas Gerais, método adotado pela escola de União, e foi exibido o vídeo O Acendedor de Lampiões, uma homenagem ao poeta Jorge de Lima. No vídeo, interpretado pelo ator Chico de Assis e Ovídio Gurgel, de Marechal Deodoro.

O evento também contou com a musicalidade da cantora Elaine Kundera, que interpretou, entre a recitação das poesias, músicas de Djavan. No final Elaine continuou prestigiando o evento com sua voz inconfundível.
Nesta quarta-feira, 21, exposição de estandes da coleção Voe Alto com Zepelim, na própria escola, até as 17h.