Pages

domingo, 2 de junho de 2013

Um São João inteiro na festa de Artur Nascimento


O São João já começou em União dos Palmares. Ontem, 01, Artur Nascimento reunião a família, amigos e colegas da Escola Municipal Salomé da Rocha Barros, para juntos comemorarem seu aniversário de 29 anos. O clima da festa foram os festejos juninos.

A festa teve um altar com Santo Antônio, São João e São Pedro e cada convidado fazia um pedido e amarrava uma fita em seu santo/padroeiro de devoção. Na festa temática não poderia faltar roupas, comidas e bebidas típicas. O bolo foi um presente da amiga Adriana Maria, Chay como é chamada pelo aniversariante.

Professor desde os 15 anos, começou na Escolinha Alegria do Saber, Artur está iniciando um novo projeto profissional em sua vida, coordenador no Projeto Mais Educação, na Escola Salomé da Rocha Barros. Ele diz que sempre tentou fazer seu trabalho em sala de aula da melhor forma possível. Ele diz "eu não sou a melhor pessoa para falar da maneira como leciono. Sei que não sou o melhor professor do país e também que não sou o pior. Mas o maior reflexo da minha prática pedagógica são meus alunos. Eles são as pessoas ideais para me analisarem. Sei que estou no caminho certo quando recebo o carinho e respeito de muitos deles".

Instigado a falar sobre a educação do país, ele diz que "é algo que precisa avançar, principalmente no que diz respeito ao aspecto raça/cor. Aí eu foco na diversidade para dizer que todas as diferenças existentes em nosso país precisam ser reconhecidas no espaço escolar, para que  possam ter voz em outros ambientes".    

Artur é conhecido por ser uma pessoa acolhedora no trabalho e em sua casa. "Não gosto de muita restrição. Gosto de deixar as pessoas livres, para que elas possam voltar depois. Qualquer amigo pode chegar, assistir filmes, tirar uma soneca, quero que se sintam bem".   

E ontem, novamente, foi assim em sua festa. Ao som de muito forró, todos puderam desfrutar do ambiente bacana e animado. Se o São João na cidade for mesmo como o que aconteceu ontem, todos terão a certeza que o evento será um sucesso.

Felicidades e muitos anos de vida, Artur!!!    

Todas as fotos AQUI

Secretaria de Cultura realiza II Semana de Cultura Palmarina

Com o tema: Caminhos de Palmares: Uma Reflexão Sobre Identidades, a Secretaria Municipal de Cultura, realiza de 03 a 07 de junho a II Semana de Cultura Palmarina, que esse ano homenageia o poeta Jorge de Lima.

A vasta programação contará com palestras, sobre o príncipe dos poetas e o quilombo dos palmares. Segundo a secretária de cultura, Genisete Sarmento, a Semana tem como objetivo, a discussão da cultura local, “vamos abordar duas referências históricas e culturais de União, Jorge de Lima e o Quilombo dos Palmares”, disse.

Ela acrescenta ainda, a contribuição das discussões para professores e alunos, que terão acesso a um vasto conteúdo, ministrado por mestres e doutores no assunto.

As inscrições para a II Semana de Cultura Palmarina, podem ser feitas até o dia 2 de junho, na sede da Secretaria de Cultura, na Praça Jorge de Lima, 1, centro. O participante terá direito a certificado.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 03 de Junho – Jorge de Lima e União dos Palmares: Uma representação poética da cidade natal

19h- Abertura

19h30 Virginia dos Santos (UFAL)

Dia 04 de Junho – Mesa: Conversando e re-descobrindo Jorge de Lima

19h Prof. Silvan Gomes (UNEAL)

Grupo de Pesquisa sobre Jorge de Lima (UNEAL)

Dia 05 de Junho – Identidade Palmarina: do Quilombo à Cidade

19h Subverso: Grupo de Estudos e Experimentação em identidades.

Profa. Ma. Lwdmila Contast Pacheco;

Thaís Patrícia Paulino da Silva;

Thamires Marques.

Dia 06 de Junho – Palmares na Historiografia Alagoana

19h Prof. Dr. Osvaldo Maciel (UFAL)

Dia 07 de Junho – Um novo sistema de colonização: o quilombo

19h Prof. Dr. Dirceu Lindoso 
 
 Por João Paulo Farias – Secom/UP