Pages

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jogador palmarino segue talento do pai e brilha nos gramados



Sabe aquele ditado "filho de peixe, peixinho é"?,  pois bem: esse ditado cabe na história de vida do jogador de futebol palmarino Hyago de Oliveira Silva, jogador do time Sport Club do Recife. Hoje com 17 anos ele está fazendo o caminho que seu pai o ex-jogador Gilton Oliveira já tinha percorrido na época que jogava pelo também Sport Club. 

Hyago Oliveira começou cedo nos campos; na infância treinou na escolinha do antigo Zumbi Futebol Clube. Quando foi para o Sport estava com 15 anos e jogava no infantil. Hoje ele  treina com outros adolescentes na base do juniores. No centro de treinamento profissionais, juniores e infantil tem seus horários e rotina bem diferente. Os atletas profissionais sofrem com a pressão das torcidas, da diretoria e dos patrocinadores. Segundo ele, o time de base também é cobrado.

Morando na Ilha do Retiro, no centro esportivo do clube, Hyago Oliveira tem contrato com o clube de Pernambuco até 2014. Com uma rotina puxada de preparativos,  eles treinem e jogam de segunda a sábado sempre à tarde. Em época de campeonatos a rotina muda com as diversas viagens pelo Brasil. Com horários rígido para quem mora na Ilha do Retiro, caso saia para passear com os demais jogadores de base tem que voltar para o centro às 22h. Quando não estão curtindo Recife, eles ficam no próprio clube do time que oferece outras opções de laser.

Sair com 15 anos da cidade e ir morar em outra totalmente diferente e longe dos pais fez surgir no adolescente atitude de adultos. Em novo bate-papo ele ia me relatando as suas prioridades para os próximos anos. No próximo ano quero estar jogando com os profissionais, quero futuramente jogar na seleção brasileira e por que não jogar em um time maior da Europa?", indaga Hyago. 

Estudando o 2º ano, o palmarino tem alguns admiradores no mundo da bola com os zagueiros Thiago Silva e Lúcio. Em União ele é fã dos jogadores Alexsandro e de seu pai, Gilton, que jogou dez anos no Sport Club do Recife. 

De férias na cidade, Hyago diz que sempre quando tem uma folga vem para União matar a saudade dos familiares e amigos. 

Encontro Literário estimula leitura em União


No último sábado, dia 19, aconteceu mais um Encontro Literário, na Praça Padre Cícero, aqui em União dos Palmares. Os encontros acontecem quinzenalmente no local e têm como objetivo, segundo Marcia Sususa, "é estimular outras pessoas a trazerem seus livros para também compartilhar com outras pessoas", diz. 

Quem mais se anima com a exposição de livros no banco da praça são as crianças, que fascinadas pelos coloridos dos livros infantis, pedem ajuda à professora e a seus pais. Esse também é o objetivo da iniciativa dos encontros: “Fazer com que as crianças criem hábitos para a leitura”, observa a professora.

A  Praça Padre Cícero vive cheia de crianças, que são levadas por seus pais para a prática de brincadeiras que podem ser desenvolvidas no local e a exposição de livros é um atrativo a mais no lugar, segundo os organizadores do evento.

O ‘Leitura na Praça’ se tornou um encontro de amigos para falarem não só de literatura, mas também de assuntos diversos da cidade e do cotidiano. “O bacana é ver que no local novas ideias vão surgindo, como também parcerias para futuros projetos”, diz Márcia.

Fora isso, no coreto da praça sempre tem alguma atração artística ou cultural de União se apresentando como grupos de hip hop, capoeiristas ou músicos de bandas alternativas.  

Quem participar dos encontros pode emprestar, trocar, doar livros ou tomar emprestado de alguém, para isso é preciso deixar alguns dados. Nenhum livro deve ser vendido durante os encontros. 

Próximo evento será em fevereiro e você está convidado(a) a comparecer, ler, recitar, compartilhar leituras e bate-papo.

Leitura na Praça, leia mais AQUI