Pages

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Secretaria de Educação promove a primeira avaliação dos PIICs/Lagoa VIVA - Biênio 2016/2017

Nessa sexta-feira, 29 de setembro, das 13h às 17h, o Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi o palco do Encontro Municipal de Educação Ambiental (EMEA), em que ocorreu a primeira etapa de avaliação dos Projetos de Integração e Intervenção na Comunidade (PIICs), desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O coordenador geral da Sala Verde Serrana dos Quilombos do Departamento de Ações Inclusivas e Ações da SEMED e Coordenador Municipal do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, Prof. Barnabel Bezerra, representando a Secretária Municipal de Educação Rimel Shirley Pontes Cavalcante, parabenizou gestores escolares, professores e alunos pelo desempenho na promoção da Educação Ambiental e realização de Práticas Sustentáveis nos territórios escolares, considerando os dois eixos temáticos de participação no PIIC Biênio 2016/2017: a) Ações pertinentes ao Bioma Mata Atlântica de Alagoas; e b) Institucionalização da Educação Ambiental com as Políticas Públicas nos Municípios: Com-Vidas, Agenda 21, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Selo UNICEF.

A Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, escola quilombola situada no Povoado de Remanescentes do Quilombo dos Palmares – Muquém, iniciou sua apresentação com uma dança afro executada pelos alunos Ensino Fundamental, e logo após apresentou sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – Com-Vida Ecologia Quilombola, cuja fez uma socialização sobre a sua composição e ações socioambientais realizadas na referida comunidade escolar.

Em seguida, a Escola Municipal Jairo Correia Viana, situada no Centro Urbano de União dos Palmares, realizou a apresentação da Dança Ambiental, executada por estudantes da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o cuidado com o nosso planeta Terra.

A professora Maria Betânia Almeida, Coordenadora Pedagógica da Sala Verde e Coordenadora Municipal do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, que participou do IX Fórum Brasileiro e o IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, respectivamente FBEA e ECEA, reconheceu os trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas como importantes instrumentos para a efetivação da Política Nacional de Educação Ambiental e dos ODMs e ODSs no município, com a valorosa contribuição do Instituto Lagoa Viva, que atua no Estado desde 2001.

A professora Maria Madalena Soares, Educadora Ambiental da Sala Verde Serrana dos Quilombos, destacou a pertinência dos temas dos projetos escolares com a temática da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, bem como a importância de desenvolver um projeto permanente e contínuo nas comunidades e a formação e ação das Com-Vidas, uma parte essencial para a participação na Conferência Infantojuvenil.

O prof. Barnabel apresentou os três membros da Comissão Avaliadora Municipal (CAM) dos PIICs, os quais foram responsáveis por pontuá-los em até 200 pontos, em consonância com os 17 critérios de avaliação do desenvolvimento do projeto no município e exposição dos trabalhos em banners ecopedagógicos, confeccionados com materiais que causam baixo impacto ambiental e são economicamente viáveis: 1) Elizabethe Oliveira, diretora do Departamento de Ações Inclusivas e Atividades Complementares – DAIAC/SEMED; 2) Everton Souza, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura – SEAGRI; e 3) Jailton Cavalcante, Diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Os PIICs foram apresentados em formato de banners ecopedagógios, produzidos pelas próprias escolas, os quais se configuram numa importante peça de educomunicação, conforme o Eixo de Atuação do Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA.

Durante a avaliação dos projetos, duas alunas da pré-escola da Escola Municipal Domingos da Silva Pino aproveitaram para passar um recadinho sobre a execução das ações na escola, representando a primeira infância palmarina e revelando a importância do engajamento das crianças da Educação Infantil em atividades que proporcionam a sustentabilidade do e no lugar onde vivem e convivem.

A avaliação dos PIICs 2016/2017 iniciou-se no EMEA, e consolidar-se-á no Encontro Regional de Educação Ambiental (EREA), que será sediado pelo Município de Atalaia, recebendo União dos Palmares e outros municípios das regiões da Zona da Mata e do Paraíba do Meio, com o tema: Políticas Públicas e Práticas Sustentáveis nas Escolas Vinculadas ao Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva. Nessa segunda e última etapa, municípios avaliam municípios, municípios educam municípios, e uma escola aprende com a outra, em coesão e coerência com a proposta das Conferências Infantojuvenis.

EMEA de União dos Palmares rumo ao EREA em Atalaia.

Texto: Sala Verde Serrana dos Quilombos/SEMED