Pages

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Movimento que pede o afastamento de Beto Baía foi à Câmara de Vereadores

Centenas de manifestantes saíram às ruas da cidade de União dos Palmares, na noite desta segunda-feira 16, para protestar contra a administração do prefeito Beto Baia (PSD), que nos últimos meses tem sido bombardeado com denúncias que vão de não valorização do funcionalismo a pagamento de despesas sem licitação, retenção de repasses a banco e instituições, compras superfaturadas, contratos superfaturados, diárias para viagens particulares, locação de veículos à altos índices de valor, entre outras.

O movimento foi encabeçado por Carlos Roberto da Silva e mais três pessoas e contou com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Associações de Moradores, estudantes, além de ONG´s e outros segmentos. O ponto de encontro foi o a Câmara Municipal de Vereadores, no centro da cidade.

O movimento fez graves denúncias que foram protocoladas através de um documento à Câmara de Vereadores na tarde de ontem, “estas denuncias são relevantes, algumas delas já foram feitas inclusive por alguns colegas de tribuna, nós vamos apurar, vamos investigar e temos que agir, não podemos deixar o movimento sem força, muito menos sem resposta” disse Paulo Cavalcante – Vereador. 


O vereador Paulo César pediu ainda que fossem dada oportunidades para se ouvir mais pessoas e também alguns comunicadores antes que a casa decidisse sobre os procedimentos a fazer, concernentes às denuncias. Ainda ficou definido que na próxima Sessão o prefeito deverá encaminhar à Câmara toda a documentação de licitação, compras, gastos, salários, despesas e notas relacionadas às denúncias. Caso não acate, uma Comissão será executada e o afastamento será realizado.

PEDIDO DE IMPEACHMEANT

Durante a manifestação os manifestantes colheram centenas de assinaturas que foram juntadas a denúncia que foi protocolada na Câmara e será enviada para a Justiça Estadual, GECOC, Ministério Público Estadual/Federal, de acordo com a organização do movimento. Será pedido o imediato afastamento do prefeito.

Segundo Carlos Roberto, um dos coordenadores, “estaremos entrando com uma denúncia no Ministério Público e na Justiça, pedindo providencias, até porque inúmeras outras já foram feitas e até agora o MP e a Justiça não se pronunciaram”. O coordenador disse que a câmara solicitará ao prefeito e ele terá que dar explicações sobre a administração municipal em até oito dias, ou seja, na próxima sessão as respostas e documentos devem estar aqui, se não estiverem os vereadores abrirão uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar as denuncias e consequentemente afastar o prefeito e juridicamente responsabilizá-lo pelos seus atos”.

DENÚNCIAS

O prefeito Carlos Alberto de Borba Barros Baía assumiu o comando do município em janeiro de 2013 e poucos meses depois começou a enfrentar uma enxurrada de denuncias envolvendo manda chuva fantasma, não repasse de verba sindical, PIS/PASEP, não repassar às instituições financeiras as parcelas dos empréstimos consignados, não realizou nenhuma obra, obras do PAC 2 paradas, contratação de ambulâncias irregular, contratação de ônibus para estudantes  e para os médicos sem licitação publica,  contratações irregulares, nepotismo, funcionários fantasmas, etc. 

No primeiro semestre de 2013 a Câmara de Vereadores recebeu uma denúncia feita pelo em relação ao cadastro de casas feitas pela Secretaria de Assistência Social, além da denuncia de que tinha gente vendendo casa do Programa da Reconstrução dentro da própria secretaria, dando conta de supostas irregularidades envolvendo Sec. de Saúde, Administração, dentre outros desmandos. A população que esteve presente saiu frustrada com a decisão da Câmara, mas justificada pelos nobres edis (aqueles que falam) a Casa tem que seguir o regimento, dar direito de defesa ao gestor, se ele não usar ou se a documentação correta não for entregue em prazo legal, então aí as ações punitivas serão tomadas. Próximo dia 30, teremos mais um capitulo desta história, vamos acompanhar?

Fonte: Blog Clezivaldo Mizael / Fotos Tribuna União

Oficina a Linguagem Teatral: Corpo e Movimento



 PROJETO LETRAMENTO ARTÍSTICO

Estão abertas  as   inscrições para  a oficina  de teatro “corpo e movimento” com a atriz vinda  do  Grupo59 (http://www.grupo59.com.br/index_site.html) de  São Paulo,  Jane Fernandez (http://www.grupo59.com.br/atores_jane.html). 

A oficina é uma das várias ações programadas para 2014 pelo Professor Msc. Rogério Oliveira conjuntamente a ações de extensão da UNEAL. A oficina acontecerá de 06 a 08 de janeiro de 2014, no Colégio Correia Viana das 19:00 às 21:00. 

O número de vagas é limitado sendo 15 vagas destinadas aos estudantes e egressos da UNEAL e 10 vagas para a comunidade.  Os interessados devem procurar a secretaria da Universidade  levando  cópias do RG  e pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 Alunos e egressos da UNEAL e R$ 20,00 para os demais participantes da  comunidade. 

Ainda  maiores informações pelo e-mail:  rgfeolli@yahoo.com.br

OFICINA CORPO E  MOVIMENTO
Nome:

Idade:
Curso*:
Endereço


*Se estudante a Uneal colocar o nome do respectivo curso, se da comunidade preencher com  a palavra COMUNIDADE.