Pages

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Alunos da rede municipal de União dos Palmares visitam reserva ecológica na Laje

Hoje dia, 23, os alunos da Escola Municipal Antonio Gomes de Barros, no Distrito de Rocha Cavalcante, zona rural de União dos Palmares, participaram de uma aula de campo / confraternização na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, localizada na Fazenda Santa Maria, zona rural São José da Laje. 

A aula de Ecologia e Meio ambiente foi ministrada pela proprietária Jacineide Maia que mostrou para os estudantes a área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica. A fazenda Santa Rita está com a família Timóteo há 40 anos, e há 10 anos, além de promover o reflorestamento e conservação das espécies nativas do lugar, a fazenda também oferece visitas guiadas para os amantes da natureza, para pesquisadores e alunos de escolas públicas e privadas. 

O que antes era um canavial sem vida, atualmente os visitantes encontram bambuzais, nascentes de água potável, lagos, espaço de preservação de aves em extinção, entre outros atrativos. 

Os 35 alunos do 7º Ano B do ensino fundamental puderam constatar e aprender como é importante a preservação da flora e fauna nativas. Fora o apoio da gestão escolar, os professores da instituição Simone Araújo, Rita de Cássia, Quitéria Rocha e José Marcelo acompanharam os alunos nessa visita encantadora. "Para quem ama o contato com a natureza, o local é super recomendado, seja para uma aula de campo ou para um passeio com amigos e familiares", disse o professor José Marcelo, que leciona Geografia na escola. 

Uma aula diferente, repleta de curiosidades e descobertas, foi neste clima de aprendizagem e descontração que os alunos curtiram todos os ambientes da fazenda, entre palestras e brincadeiras todos se divertiram na piscina, na bica de água fria, no parquinho e de muita.

Que venha a próxima visita à Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo!



Jacineide Maia (de boné) ao lado dos professores Rita de Cássia, Quitéria Rocha, José Marcelo e Simone Araújo. 

Mart'nália dá show de simpatia e atende fãs no camarim em União dos Palmares

A cantora Mart'nália, foi super carinhosa com seus admiradores aqui na terra de Zumbi dos Palmares, tanto no palco da Praça Basiliano Sarmento, como no camarim a sambista mantinha um contato constante com seu público.

Miss simpatia pura!  

Estudante palmarina faz poema contra o racismo






A estudante do 6º Ciclo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Edjane da Silva, da Escola Municipal Joaquim Gomes de Araújo, localizada no povoado de Várzea Grande, zona rural de União dos Palmares, sonha um dia lançar um livro de poesias. Para isso a palmarina já tem material guardado para quem sabe ver seu sonho realizado.

A poetisa disse ao blog que as inspirações para escrever vêm de repente e não existe uma rotina para fazer seus escritos
Aos 22 anos e viúva há dois anos, “amava muito meu marido, o mesmo foi assassinado a tiros. Hoje quero ser exemplo para nosso filho Matheus que tem 4 anos".

Esses momentos de solidão ajudam a jovem a escrever suas poesias e ter foco para terminar os estudos, "já senti vergonha de ser aluna da EJA", revela. "quero terminar meus estudos e seguir em frente". Por seu empenho e dedicação aos estudos, as professoras da EJA sempre a convida para participar dos projetos desenvolvidos na instituição escolar.

O poema abaixo é sobre o racismo. Infelizmente o preconceito racial ainda vigora em nossa sociedade, no mundo inteiro. Nas festividades dos 320 anos da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, essa poema também vem dá sua contribuição na luta contra o preconceito.