Pages

sexta-feira, 7 de março de 2014

Curso: Introdução à educação digital no Linux (gratuito)


A ideia fundamental do Proinfo é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas do Brasil.

Para isso o Programa atua em duas frentes: equipando as escolas com tecnologias da informação e capacitando professores para fazer o uso adequado desses recursos no processo ensino-aprendizagem.
CURSO : INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL NO LINUX

EDUCACIONAL - USO DO BROFFICE:

·Duração do curso – 60 horas dentro dos 4 meses;

·Aulas durante a semana – semipresencial;

·Número máximo de alunos por turma: 50 e mínimo 25;

·Podem participar servidores das redes públicas estadual e municipal; (professores e pessoal das secretarias).

  Conteúdo programático do curso:

1) Editor de texto – Writer (equivalente ao word);

2) Apresentação de Slides – Impress (equivalente ao (Power Point);

3) A planilha eletrônica – Calc (Equivalente ao Excel);

4) Desenho Tux Paint;


5) Link e Hiperlink;

7) Mapa conceitual;


8)Marca Dágua;

9) Internet; 


10) Como fazer blog;

11) Como fazer um e-mail; 12) Como montar um projeto.

Interessados entrar em contato com o Prof. Sávio Vasconcelos.

E- mails savioescolas2@hotmail.com / moisessavio@ig.com.br

Pré-inscrição até 09/03/2014.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Zumbi vive, é preciso resistir!

Há 318 anos era assassinado Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história brasileira, localizado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. A resistência do Quilombo de Palmares foi um marco na história do povo oprimido e explorado do Brasil na luta contra a opressão. Os Quilombos eram povoados constituídos por escravos que se refugiavam nas matas, índios e brancos pobres. O de Palmares foi o maior que se tem notícia, chegando a reunir dezenas de milhares de habitantes.

Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695, é um herói de todo povo brasileiro e este dia deve ser comemorado e relembrado por nos mostrar como as coisas são resolvidas na luta de classes. As jornadas de junho abriram uma nova situação, milhões de brasileiros foram às ruas, em especial a juventude. Podemos sintetizar as reivindicações levantadas numa frase: Público, Gratuito, de Qualidade e Para Todos! Saúde, Educação Transporte.


Nesta nova e favorável situação para a luta dos oprimidos e explorados, qual a resposta dos governos, dos chamados movimentos negros e de muitas lideranças da chamada esquerda? Aprofundar a aplicação da política de colaboração de classes, multiplicando as propostas de cotas raciais; construção de ONG’s em acordos com o aparato do Estado nas esferas municipais, estaduais e federal. Numa verdadeira cruzada unem-se a figurões políticos e partidos dos mais reacionários da sociedade. Da maioria do PT, de metade do DEM e do PSDB, passando pelo PMDB e praticamente todos os partidos políticos, até chegar nas organizações da ultraesquerda, todos defendem as chamadas cotas raciais.


Note-se que essas políticas, que são aplicadas desde 2003, não diminuíram as desigualdades sociais e nem o racismo. Na verdade, são políticas de colaboração de classes e substancialmente não modificam a vida do povo trabalhador. Se por um lado o racismo nascido nos tortuosos caminhos do sistema capitalista para tentar justificar uma opressão e exploração em busca do lucro, por outro o racialismo com um discurso organizado pela Fundação Ford e empalmado pelo Estado de “reparação” avança no sentido da divisão da nação brasileira em “cidadãos” com direitos diferenciados mesmo que tenham a mesma origem social e renda.


Com previmos antes, as cotas raciais nas universidades públicas eram somente a “ponta do iceberg”. A prova são as últimas novidades, a saber: cotas raciais para parlamentares aprovadas na CCJ que cria duas listas de votação, de negros e brancos (sic) e as cotas raciais aprovadas para os concursos públicos definidas por lei sancionada pela presidente Dilma. Racismo e racialismo são frutos da mesma ideologia reacionária baseada na mentira da existência de “raças humanas”. Ambas estão a serviço do capital para dividir os trabalhadores.


Nosso mandato apoia integralmente a luta dos trabalhadores e da juventude pelas suas reivindicações e convida-os para lutar cotidianamente, com toda energia contra o racismo e o racialismo. Convocamos todos a combater, com especial vigor, contra a aprovação da maioridade penal, projeto reacionário apresentado pelo PSDB de São Paulo, que tem como objetivo central criminalizar, encarcerar e eliminar fisicamente a juventude pobre e negra.


Convocamos todos para juntos lutarmos contra a repressão desencadeada principalmente nas periferias, contra a juventude trabalhadora e os movimentos sociais. Não podemos tolerar a matança generalizada, como vimos acontecer nos casos dos jovens Douglas e Amarildo, matança esta realizada pelos governos e por seu aparato de repressão, em geral pelas PMs. Neste 20 de novembro, saudamos a entrada em cena de milhões de jovens e trabalhadores nas ruas, em luta. Saudamos e comemoramos a luta de Zumbi. A luta contra o racismo é a luta pela igualdade.


O autor, Roque Ferreira, é coordenador Nacional do Movimento Negro Socialista e vereador do Partido dos Trabalhadores

Um ano da morte de Sílvio Sarmento

"Meu Pai, onde quer que você esteja, sei que estás em um lugar lindo, maravilhoso, pertinho de Deus. Deus sabe o que faz, escreve a história de cada um, mas ele te deu uma mãozinha para que você pudesse escrever a sua própria história. Um homem guerreiro, trabalhador, honesto, de personalidade, de caráter. Não santo, mas o meu herói, o meu líder! Um cara centralizador, conservador, idealista, dono das suas ideias, as quais ninguém mudava sua opinião. 
Por muitas vezes brigávamos por não aceitar suas ideias, mas enfim, você tinha razão. Você fez o seu legado, marcou a história da nossa cidade, fez sua parte como um homem de credibilidade. Talvez não agradou a uns, mais tenho certeza que à maioria, sim. Pode existir um pai igual, difícil é achar um melhor. 
Obrigado por todos os seus ensinamentos, sua mania de organização e perfeição. Onde você está, não pense que as coisas vão mudar, eu, todos os meus irmãos, sua esposa iremos dar continuidade de tudo que você nos deixou, principalmente à rádio, que é a sua maior paixão. Você sentirá orgulho de nós, sempre! Te amo muito, meu pai, sentirei muito sua falta, muitas saudades. Você foi, você é, e sempre será o meu porto seguro. 
Fica com Deus!"  
Leonardo sarmento

 Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos