Pages

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

União dos Palmares recebe o Projeto Palco Aberto Por: Natally Tenório

Na tarde dessa quinta-feira (17), União dos Palmares recebeu na Praça Basiliano Sarmento a exposição cultural do Projeto Palco Aberto do “Corredor Cultural Alagoas Viva”.

O projeto tem como objetivo fomentar e movimentar a cultura alagoana dos municípios através de exposições culturais, onde cada município pode mostrar seus produtos culturais e seus equipamentos turísticos, fazendo com que haja um intercâmbio de informações e conhecimentos entre os mesmo.

Ibateguara foi uma das cidades a participar dessa exposição, e mostrou seu empenho em se tornar uma cidade competitiva no mercado turístico e cultural. “Nós estamos valorizando a cultura do município, e com o avanço que o país já deu nesta área, podemos trabalhar com mais empenho e satisfação”, disse Luciana leite Secretária de Turismo. “Eu também trouxe o material de exposição da cachoeira do “Tombador”, um equipamento turístico procurado em nossa cidade, uma vez que entendo não ser possível trabalhar cultura sem turismo”, acrescentou. Outra cidade que participou da exposição foi São José da Laje que trouxe como carro chefe o famoso “Melaço” utilizado para melar as pessoas que participam do seu tradicional carnaval de rua que atrai milhares de pessoas daquela cidade e de cidades circo vizinhas.

O projeto Palco Aberto já passou por diversas cidades, entre elas Penedo, Viçosa, Porto Calvo, Arapiraca e São Miguel dos Campos. Ontem foi a vez de União dos Palmares sediar o evento, que na oportunidade contou com as apresentações culturais de Xaxado, Coco de Roda, Capoeiras e a Banda Afro nação Dandara, já que é o 5º polo Cultural do Estado e cidade polo da Região dos Quilombos.

Estiveram presentes na exposição às cidades de Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares, todas com seus respectivos secretários de Cultura. A Secretaria de Saúde de União também participou do evento e armou uma tenda que tinha como tema o “Combate às Drogas”.
 

Reunião discute melhoria de acesso à Serra da Barriga


A Comissão Mista Organizadora das atividades referentes ao mês da consciência negra se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o objetivo de articular ações integradas para o evento e discutir estratégias para melhorar o acesso dos visitantes à Serra da Barriga, no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).


A reunião contou com a presença tanto de membros da sociedade civil organizada, quanto de instituições do governo estadual e municipal. Durante o encontro, o representante da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis, ressaltou a necessidade de tratar a Serra da Barriga como um solo sagrado, onde devem ser realizadas atividades de reflexão e debate em torno da cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. “Queremos que esse seja um momento para refletir, promover rodas de conversa e oficinas e expor nossa capoeira e artesanato”, ressaltou.

Fonte Tribuna Hoje

Nação de Zumbi - Banda Isegoria


Leia mais: 
+ Conheça Audemir José da Silva, da Banda Isegoria. AQUI

Em tom de desabafo palmarina escreve em rede social

Nasci e me criei em União dos Palmares, fiz curso de Agente de Informações Turísticas só por causa da história de União, pois desde pequena que sou apaixonada. Daí pensei: Vou sair da enfermagem e me ingressar no turismo, pois faço o que gosto e estudo sobre o que amo "MINHA CULTURA". Infelizmente não foi como imaginei.

Estou a um mês no RJ, estou vendo aqui coisas que vi a aí faz anos, dou um exemplo A CAPOEIRA... Aqui prevalece... É lindo de se ver as rodas de capoeira daqui, eles gabam os Quilombos dos Palmares, mas não sabem eles como anda a capoeira aí e dentre outras coisas na área da nossa cultura... E nem conto, pois sinto envergonhada.

Eles tem uma imagem MAGNIFICA em relação a capoeira daí, (União dos Palmares) mas nem tudo é como parece, né!?. A cultura de União dos Palmares só renasce quando alguém sai ganhando com isso. Mas não sabem eles "os gestores" que todos sairiam ganhando caso se preocupassem com a nossa cultura.

Resumindo fiz meu curso, estudei sobre minha cultura, tentei até ser VOLUNTÁRIA na área de turismo em União, mas realmente o TURISMO morreu em União. Em menos de um mês aqui no RJ fui selecionada para uma vaga de emprego na área de turismo, só que não aceitei, voltarei para a área da saúde, pois a minha única FORMAÇÃO da área de turismo de chama União dos Palmares Terra da Liberdade.

Onde voltarei apenas como visitante, pois os 24 anos que passei em União percebi que os de fora ganham mais credibilidade, e com certeza podem e conseguem ingressar na cultura de alguma forma. Quem sabe eu não consiga né!!!

Mesmo assim sinto muito orgulho de ser PALMARINA.
Janielly M. dos Santos