Pages

domingo, 8 de março de 2015

6 dicas para ser um ótimo professor



Todo professor apaixonado pelo que faz busca a excelência. No entanto, sabe que para atingir esse objetivo é preciso empenho e dedicação. Se esse é o seu caso, confira a seguir seis dicas que podem te ajudar a se tornar um educador nota 10. 
1 – Esteja em constante aprendizado
A boa formação e o aprimoramento constante são a base para o professor que busca sucesso na carreira. Hoje, mais do que passar o conteúdo na lousa, ele precisa dominar as técnicas de ensino e estar atento às novidades.
Isso é possível por meio de cursos rápidos ou outros, como pós, mestrado e doutorado, além de muita leitura e pesquisa constante. Na própria internet o educador encontra ferramentas interessantes para auxiliá-lo em sala de aula.
Uma dica é conhecer mais sobre os jogos educativos que cativam, ao mesmo tempo que passam ensinamento aos alunos. 
2 – Seja claro e objetivo 
O professor deve ser sempre muito claro e objetivo. Isso vale não só na hora de passar o conteúdo como também ao explicar o seu sistema de avaliação e regras que exigirá dentro da sala de aula.
Antes de aplicar provas ou solicitar algum tipo de trabalho exponha objetivamente sobre a pontuação e regras, para não abrir margem a dúvidas e comparações. Os alunos precisam confiar e respeitar o seu professor.
3 – Mostre o porquê de aprender
Um bom professor é aquele que conquista os seus alunos por sua competência, honestidade e porque demonstra  importância daquela disciplina na vida do aluno.
Quando o estudante entende a importância daquilo que está sendo passado, tende a se tornar mais dedicado. Principalmente ao se tratar de uma turma adolescente, que questiona tudo tempo todo. Portanto, procure mostrar na prática todos os benefícios que terão absorvendo aquela disciplina.
4 – Respeite as diferenças
Nem todos têm a mesma formação cultural, educação e compreensão do conteúdo. Aliás, esse é um dos grandes desafios de um bom professor: contornar todas as diferenças dentro da sala de aula.
Ainda que o papel do educador seja também o de colaborar para a formação cidadã, é preciso passar o conhecimento sem grandes imposições. O jogo de cintura faz toda a diferença em momentos de conflito. 
5 – Demonstre interesse por seu aluno
Em uma sala de aula sempre existem os alunos com dificuldade de aprendizagem ou que não demonstram muito interesse em estudar. Todos, porém, merecem a atenção do professor para que não fiquem ainda mais desmotivados.
Para ser um bom professor é necessário demonstrar interesse constante, mesmo quando o aluno não corresponder às expectativas. Nesses casos uma boa conversa pode ser uma ótima saída. 

6 – Seja criativo
Ainda que você tenha todo um planejamento que deve ser seguido à risca, é possível inovar de vez em quando. Para os alunos é importante um momento mais descontraído.
Para tanto invista em aulas diferenciadas. Elas podem até ser feitas em um ambiente diferente, ao ar livre, quebrando a rotina. Caso não seja possível mudar de local, aposte em atividades às quais eles não estão acostumados, como jogos, interpretação, produção de maquetes. Enfim, use a criatividade.
Depois de todas essas dicas é continuar fazendo o seu trabalho com muita paixão. Um profissional que gosta do que faz sempre vai buscar e realizar o seu melhor.
Agora que você conhece essas ótimas dicas para evoluir como professor, que tal botá-las em prática? Caso você tenha alguma outra, compartilhe-a conosco por aqui!
Fonte: Playdea