Pages

domingo, 8 de janeiro de 2012

Parabéns Aos Fotógrafos Palmarinos


Hoje, dia nacional do fotógrafo e da fotografia, venho homenagear a todos os profissionais da arte de fotografar, pois, é através de suas lentes que são registradas imagens do Brasil e do mundo. Fotografias essas que hoje servem de pesquisas para sabemos como viviam nossos antepassados, através do seu cotidiano, seja nas roupas, no tipo de lazer, na sua arquitetura e nos seus costumes.

A fotografia tem esse dom de congelar a imagem da maneira como aconteceu, e por isso é tão importante para a nossa sociedade. Aqui em União dos Palmares, tivemos grandes nomes de mestres da fotografia, só para citar alguns, temos a família Cabral, a família Holanda, a família Ferreira e a família Buarque, profissionais que ao longo dos anos foram registrando todas as modificações que passou a nossa cidade.

Sem esse trabalho hoje não saberíamos como era tão rica nossa arquitetura, onde em alguns desses registros podemos destacar a demolição de prédios, como, por exemplo, a antiga Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, construção de 1810, que na década de 70 foi demolida, o belíssimo Cine Fênix, prédio que cedeu lugar para lojas comerciais, o casarão de Basiliano Sarmento, a Intendência Municipal, assim como todas as casas da Rua Rui Palmeira, e, patrimônios mais recentes como, o sumiço do negrinho da Praça Padre Cícero, bem como a demolição do Parque Infantil Antenor de Mendonça Uchôa e tantos outros.

Prédios que aos poucos vão sendo destruídos ou modificados por falta de competência política ou por causa da ganância financeira. Como exemplo temos a tradicional casa de shows, Associação Atlética Palmarina, que serve atualmente de instalação para Igreja Universal do Reino de Deus, e que hoje só podemos apreciar através das fotografias.

Incluindo os homenageados quero dedicar em poucas linhas minha grande admiração pela professora e historiadora Maria Mariá, que em vida souber preservar a memória do povo palmarino, ao catalogar diversas fotografias, seja da dinâmica que a cidade passou, como também de sua população. Fotografias que hoje é febre em sites, blogs e redes sociais aqui em União.

Adoro fotografia, mas procuro fotografar com responsabilidade tanto a cidade como a zona rural, procurando mostrar o melhor de cada lugar e a diversidade da nossa região. Às vezes acho engraçado certos comentários de fotos minhas, como, por exemplo, as fotos que tirei numa residência na Rua Jardim Brasília, de um cruzeiro de 1900, onde as pessoas me diziam que não sabiam da existência dessa construção.

Tenho consciência de o que registro que faço pode vir a ser usado como fonte de pesquisas para as próximas gerações, já que o espaço é modificado a todo o momento, a exemplo de como hoje fazemos com essas fotografias antigas, aliás, antigas não, fotografias especiais.

Hábitos de Segurança




Habitue-se a pensar em Segurança no seu dia a dia.
E-mail recebido de Sílvio Sarmento