Pages

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Escola Antonio Gomes de Barros realiza culminância do projeto Consciência Negra

Na última quinta-feira, 30, a escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, realizou a culminância voltadas para o Mês da Consciência Negra de 2017. O evento interdisciplinar envolveu os professores de História, Arte, Cultura Palmarina e Português.

Com o tema, Tire O Seu Racismo Do Caminho Que Eu Quero Passar Com Minha Cor, foram apresentadas as atuações dos alunos e toda comunidade escolar prestigiou as atividades no pátio.

A exposição de desenhos afros produzidos pelos estudantes entrou para seu terceiro ano consecutivo, muitas das figuras impressionam pela riqueza de detalhes. Na mostra, tivemos: Hino de União dos Palmares; recital de poesias; danças africanas e capoeira. "Ver alunos recitando o poema Serra da Barriga de autoria de Jorge de Lima, muitos sem o folder é emocionante", disse a diretora pedagógica Cleonice da Silva.
 
Na fala da diretora geral Sandra Vieira, o agradecimento pela participação dos professores envolvidos no projeto, ao tempo que pediu apoio dos que ficaram de fora. "Temos estudantes talentosos na escola e só precisamos dar maior suporte para eles" concluiu.

Através da SEMED, professores de História e Cultura Palmarina tiveram formação com Cláudia Puentes (Professora Especializada em Educação para os Direitos Humanos e Diversidade e Assessora Técnica na Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/AL), para conhecer e debate sobre a cultura africana através do livro/revista: "O QUE VOCÊ SABE SOBRE A ÁFRICA?

O Projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil” do Governo Federal tem a finalidade de levar conhecimento para alunos de escolas públicas sobre as contribuições do continente africano na construção da identidade e desenvolvimento nacional. Também colabora para uma maior conscientização por parte dos estudantes sobre a necessidade de respeitar as diferenças, além de propor o combate ao racismo, preconceito, discriminação, questões estas ainda tão presentes na sociedade brasileira.

O objetivo das palestras com a professora Cláudia e equipe gestara da SEMED foi alcançados já que todas as escolas tiveram trabalhos pensados e realizados a respeito da cultura africana e local.

Viva Zumbi dos Palmares!

 
Resenha do Livro O Que Você Sabe Sobre a África? AQUI

1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS