Pages

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"O Balé é o Principal na Minha Vida" Ricardo Lopes

Aos 11 anos de idade José Ricardo Lopes Ferreira iniciou os primeiros passos na arte do balé em sua terra natal, Santo André, na grande São Paulo. Na época um projeto social de uma escola particular que incentivava meninos a praticarem balé. Hoje como professor de mais de 40 aluno ele diz que esse é o seu melhor momento.

Ricardo entrou no balé por curiosidade e ficou fascinado com a magia das peças teatrais, onde as histórias são contadas sem o uso das palavras, apenas usando o corpo e os movimentos. Ricardo nos contou que a figura do homem no balé é heroica e forte.

Estudante de Educação Física pela UFAL, ele ministra as aulas de balé no Colégio José Correia Vianna há dois anos. As alunas, que são da Escola Correia Vianna e de outras instituições de ensino do município, começam a ter aulas a partir dos 4 anos de idade. Ricardo ensina tambem na cidade de São José da Laje.

Para ensinar aos meninos, ele explicou que é necessário tempo e um projeto melhor, já que precisa lidar com o preconceito. Nessa questão, ele comentou que passou por alguns vexames com outros estudantes na escola em Santo André, mas hoje sente o respeito de todos sobre o seu trabalho.

Mesmo sabendo que em Alagoas não existe incentivos para se praticar balé, principalmente para homens, ele procurar aprender mais sobre a dança através de livros, dvds e dos contatos com outros profissionais da área. Ricardo disse que está praticando Jiu Jitsu com o professor Alex Tenório para ter mais força e resistência física e usar os conhecimentos do balé para ser mais sensível com os adversários na hora da luta.

O professor enumerou algumas vantagens para quem pratica balé: coordenação motora, disciplina, trabalho em grupo, expressão corporal e etc. Sobre a alimentação ele falou que a criança não precisa de uma alimentação especial. Na sala as alunas mostravam companheirismo uma com as outras, seja na ajuda de um movimento ou simplesmente ajudando a tirar as famosas sapatilhas.

Orfão de mãe e morando com pai e o irmão, o novo palmarino disse que já está acostumando com a cultura local, que é totalmente diferente de São Paulo. As manifestações religiosas e a fé dos devotos de Santa Maria Madalena o encantam, sobre as festas tradicionais em União ele disse que prefere o São João.


"Preconceito é Uma Barreira Que Existe na Cabeça do Ser Humano, se Você Ignorar Essa Barreira, Você Consegue Passar Por Cima de Tudo" Ricardo Lopes