Pages

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sindicatos Contemporâneos Por Carlos Santos



Os pilares dos sindicatos são fundamentados na defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Visam também aos estudos das áreas em que atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.

Os sindicatos teve seu surgimento durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII). Onde a burguesia industrial inglesa buscavam maiores lucros, menores custo, buscava-se também alternativas para melhorar a produção de mercadorias.  Essa burguesia tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima, máquinas e contratar empregados.

O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês. Havia, portanto as necessidades desses trabalhadores de se organizarem para lutar por melhores condições de trabalho, deem surgiu à primeira forma da classe trabalhadora organizada, e formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados.

Neste período surgiram-se vários movimentos, porém, entre os violentes destacou-se o ludismo, mais conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação à vida dos empregados. O movimento Black Bloc infiltrados nos movimentos de greve em Rio de Janeiro na atualidade assemelha-se ao Ludismo, responsável por depredar o patrimônio público e privado.

Para o movimento Black Bloc essa também é uma forma de expressar a sua revolta pelas atuais ações dos governos. O Cartismo foi mais brando na sua forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Os sindicatos contemporâneos tem sua fundamentação no Cartismo, onde buscam de forma democrática as resoluções dos impasses, sempre em defesa dos interesses dos associados visando desta forma o bem-estar de seus filiados.

Carlos Santos

Referência:
http://www.suapesquisa.com/industrial/ acessoem 25/10/2013 ás 14:25

Feliz Dia do Servidor Público Por Ricardo Praxedes

  
Neste 28 de Outubro quando se comemora o Dia do Servidor Público, quero deixar meu reconhecimento a abnegação de todos aqueles que fazem a Secretaria de Educação de União dos Palmares. Desta forma, abraçando desde os mais humildes até os detentores de cargo de chefia, por extensão, saúdo todos os servidores públicos particularmente aos funcionários de União dos Palmares onde nasci, convivo e tenho a honra de ser o Gestor da Educação no município.

Aprendi desde que nasci como é a vida do servidor. Meu pai de saudosa memória foi um humilde motorista da Prefeitura Municipal de União dos Palmares. Se me permitem, foi um exemplo de honestidade e dignidade. Naquela época, sem entender muito das coisas, assistia a chegada dele em nossa modesta casa, orgulhoso com seu resumido salário e combinar com minha mãe como iam administrá-lo durante o novo mês.

Alimentação e educação eram as prioridades, não esquecendo uma pequena reserva para uma emergência na saúde, já que a comunidade somente tinha a disposição o velho Hospital São Vicente de Paulo, cujo corpo clinico era comandado pelo saudoso e dedicado servidor público, médico Dr. Duerno Wanderley de Melo. Aprendemos, desde a tenra idade a importância da dignidade e do trabalho.

Como eram muitos filhos, crescemos com dificuldades financeiras, mas sem abandonar os estudos. Ainda recordo que no Natal, embora não tivéssemos presentes ricos, como ainda hoje ocorre na classe mais humilde, ganhávamos roupas novas que eram usadas na ocasião e guardadas, esperando a Festa de Santa Maria Madalena.

Hoje, com o passar do tempo, administrando uma das mais importantes secretarias do município, me sinto perfeitamente identificado com o servidor público. Conheço suas angustias e sofrimentos, notadamente daqueles de salário mais resumido que representam os verdadeiros economistas da vida e que fazem do pequeno e honesto ganho a 
sobre existência digna.

Assim, abraço afetuosamente (recordando o pequeno - em estatura - mas grande servidor público que foi meu pai), esta laboriosa classe, consciente que a valorização do homem trabalhador se antepõe a problemas políticos, étnicos, sociais e ideologias religiosas. São eles o esteio da família, a base da pirâmide social, o pontapé inicial do desenvolvimento do Brasil. Finalmente, quero evidenciar que cada dia renovo forças para manter os subsídios desta classe em dia, embora, em parte, reconheça que seja muito resumido os salários do Servidor Público no Brasil, sobretudo aos que são designados por Deus para transmitir ensinamentos.

Feliz Dia do Servidor Público.